Últimas Notícias

Evento.: Google IO 2012: Google lança seu próprio tablet!

Muitos de vocês não sabem, mas nesta semana, mais precisamente no dia 27/06, o Google apresentou seus mais novos produtos no evento Google IO 2012. Entre eles, estão o seu próprio tablet, chamado de Nexus 7, o Google Glass e a nova versão do S.O Android, de codinome Jelly Bean.

Como surgiram diversos rumores, semanas antes do evento Google IO 2012, sobre o fato do Google lançar seu próprio tablet, nada mais justo que eu começar o post falando do Nexus 7.

Nexus 7


E não é que os rumores realmente se confirmaram? O Google apresentou o seu primeiro tablet, o Nexus 7, e parece que ele chega para brigar forte com os principais tablets presentes no mercado atualmente. Produzido pela ASUS e batizado pelo Google, o Nexus 7 possui especificações muito boas, como tela de 7" com tecnologia IPS e resolução de 1280 x 800 px, processador NVIDIA Tegra 3 de quatro núcleos (quad-core) com clock de 1.3 GHz, GPU GeForce de 12 núcleos (12-core), 1GB de memória RAM, câmera frontal de 1.2 MP, conectividade Wi-Fi e Bluetooth, NFC integrado, slot de expansão para cartões de memória MicroSD, pesa 340 gramas e possui uma bateria de 4325 mAh, a qual lhe confere uma autonomia de até 9 horas.




O Nexus 7 chegará ao mercado norte-americano custando apenas US$ 199,00, parece que a decisão do Google de não colocar uma câmera traseira no tablet realmente diminuiu os custos de sua produção.

Google Glass



Apresentado pelo Google anteriormente, o Project Glass (aka Google Glass), foi lançado oficialmente no evento. Segundo a empresa, a intenção é que o produto chegue às prateleiras das lojas em 2014, um futuro nem tão distante assim. Os óculos do Google são mais do que uma simples tentativa de criar uma realidade aumentada, ele, na verdade, trás a própria realidade - de forma virtual - ao usuário! Resumindo, é algo surreal.

Confira abaixo o vídeo de demonstração do Project Glass, apresentado durante o Google IO 2012:


Apesar do produto estar previsto para chegar ao mercado apenas em 2014, o seu preço já foi revelado: US$ 1400,00.

Android Jelly Bean (JB)

Apesar de muitos dispositivos Android ainda não terem recebido a atualização de seus sistemas para a versão 4.0 (ICS), já estava na hora do Google lançar a primeira grande atualização do ICS; e foi justamente isso que a empresa fez no Google IO 2012.

Uma das principais funcionalidades do novo Android é o que o Google chamou de Project Butter, um esforço profundo da empresa em melhorar a performance do sistema e diminuir o tempo de resposta. Agora o sistema todo roda sempre a 60 FPS e apesar da diferença de alguns milissegundos parecer pouca para muitos de vocês, ela se torna extremamente clara quando se compara o Android JB com o ICS.


A tela inicial também foi alvo de mudanças e recebeu funcionalidades muito interessantes, as principais são: redimensionamento dinâmico de widgets (ou seja, agora o usuário não precisa mais adicionar o widget, redimensioná-lo e só depois adicioná-lo à tela de novo caso não haja espaço suficiente na tela) e o "offline voice input", agora o usuário pode tocar no microfone e começar a ditar uma mensagem para o sistema de reconhecimento de voz mesmo com o aparelho em modo avião.

Mas uma das principais mudanças ocorreu mesmo com o já impressionante sistema de notificações. Os alertas expandem e encolhem dinamicamente a medida que eles vão aparecendo na tela. Quando um MMS é recebido pelo dispositivo, o usuário é capaz não só de visualizar uma prévia em miniatura da imagem como também ela em seu tamanho real e tudo isso sem precisar sair da central de notificações. O usuário agora também é capaz de marcar as notificações do Google+ com "+1" a partir da mesma interface da central.

Keynotes

Quem quiser conferir o evento na íntegra, pode assistir os Keynotes completos dos dois dias do Google IO 2012:





E aí, o que acharam das novidades apresentadas na edição de 2012 do Google IO? Deixem suas impressões nos comentários.


[Fonte: Google, Engadget, Redmond PieRedmond Pie (2), Fórum PCS]