Ads 728x90

Últimas Notícias

MPEG lança o sucessor do padrão H.264 com o dobro da eficiência!


Quem é acostumado a assistir filmes, vídeos e seriados de TV no computador, conhece bem o termo "CODEC". Um dos padrões de CODEC mais utilizados atualmente, para a compressão de vídeos, é o H.264, comumente conhecido como x264. Ele acabou se tornando o CODEC preferido porque possui um grande poder de compressão com baixa perda de qualidade do vídeo original, mas o que já era bom acabou de ficar ainda melhor: a MPEG lançou o H.265, sucessor do H.264, e promete que o novo padrão possui o dobro de eficiência do H.264.

Resumindo, um vídeo comprimido com o uso do CODEC H.265 possui a metade do tamanho (em Bytes) daquele comprimido com o CODEC H.264 e a mesma qualidade deste! Um grupo de aproximadamente 450 pessoas se reuniu em Estocolmo - Suécia -, no mês de julho, para testar o novo CODEC. O presidente da delegação suíça do MPEG e Gerente Executivo da Ericsson Research, Per Fröjdh, afirmou que o novo CODEC causará "um impacto enorme na indústria" e que ele será responsável por "90% do tráfego da Internet" até 2015.

Provavelmente o novo padrão H.265 será lançado no início do ano que vem e a Apple já demonstrou interesse em adotá-lo, assim como fez com o H.264. Como a Microsoft e a Nokia recomendam o uso do padrão para a reprodução de vídeos, inclusive sob as especificações do HTML 5, é bem provavél que as duas empresas também adotem o H.265 como CODEC padrão de seus sistemas.

Agora é só esperar por mais informações a respeito do sucessor do H.264.


[Fonte: Forum PCs]