Ads 728x90

Últimas Notícias

Hitachi apresenta placa de quartzo capaz de armazenar dados por milhões de anos!


A empresa japonesa Hitachi afirma ter desenvolvido uma forma de gravar grandes quantidades de dados em uma placa de quartzo, com uma taxa de deterioração desses (dados) na ordem de milhões de anos! Segundo a empresa, a gravação dos dados é feita por um laser capaz de criar pontos microscópicos na placa os quais são lidos pela máquina e então interpretados como dados.

Para se ter uma ideia do quão importante é este anúncio da Hitachi, vamos fazer uma comparação entre as taxas de deterioração dos métodos de armazenamento disponíveis hoje no mercado. Segundo fabricantes de HDDs, Pen Drives (Flash Drives) e DVDs, os dados gravados nessas mídias tem uma vide útil de 10 a 15, de 15 a 30 e de 30 a 100 anos, respectivamente, isso considerando que os HDDs trabalham constantemente e que os Pen Drives e DVDs são guardados em locais ideias, praticamente nas CNTP (hehehehe).

Kazuyoshi Torii, pesquisador da Hitachi, deu a seguinte declaração: "O volume de dados que criamos hoje está explodindo, mas não pensamos em meios de guardá-las para as próximas gerações. Estamos guardando nossas informações do mesmo modo desde a Idade da Pedra.".

A placa de quartzo é capaz de armazenar uma quantidade de até 40 MB (Megabyte) / polegada (aproximadamente a densidade de um CD), enquanto um HDD normal pode armazenar até 1 Tb (Terabit) / polegada. Sim, o HDD possui uma capacidade de armazenamento maior que a referida placa de quartzo, mas a grande questão aqui é o tempo que os dados armazenados permanecem no dispositivo sem que eles sejam perdidos ou corrompidos.

Leia o artigo completo (em inglês) no link da fonte, localizado no final deste post.


[Fonte: AFP]