Ads 728x90

Últimas Notícias

Lâmpadas com tecnologia WiFi já são uma realidade!


Sistemas inteligentes de iluminação, que são controlados por controle remoto, já existem e isso não é nenhuma novidade, mas que tal poder ligar e desligar as luzes da sua casa há quilômetros de distância dela? Pois é isso que você vai poder fazer com as novas lâmpadas equipadas com tecnologia WiFi, criadas pela GreenWave! O melhor de tudo é que não há necessidade de ter que passar uma nova fiação pela casa inteira, basta conectar o receptor/transmissor (gateway) de sinal das lâmpadas em um roteador WiFi e pronto!

Diagrama explicando como se dá a conexão com as lâmpadas

Através de um aplicativo para dispositivos móveis, que possue versões para Android e iOS, o usuário é capaz de controlar as lâmpadas INDIVIDUALMENTE ou em grupos, grupos esses que podem ser criados pelo próprio usuário! Isso é possível devido ao modo como as lâmpadas se conectam à rede sem fio; cada uma é registrada na rede com um endereço de IP diferente (usando o protocolo IPv6), ou seja, cada lâmpada é considerada como um dispositivo da rede. Esqueceu de desligar alguma lâmpada ao sair de casa? Sem problemas, basta apertar um botão do aplicativo e VOILÁ!

Segundo o site Gizmodo Brasil, a GreenWave afirma que cada receptor/transmissor é capaz de gerenciar até 500 nós individuais (cada lâmpada corresponde a um nó na rede). Além disso, também é possível criar regras para as lâmpadas como, por exemplo, "ligar as luzes de fora ao entardecer, e desligá-las quando amanhecer", algo extremamente útil. Essas regras foram batizadas pela GreenWave de "Controles Inteligentes".

O nome da solução se chama GreenWave Reality Connected Lighting Solution e deve chegar ao mercado norte-americano custando US$ 150,00 (não cada lâmpada, é claro), mas ainda não há previsão de lançamento. O pessoal do Gizmodo Brasil testou as lâmpadas durante um tempo, vale a pena dar uma lida na publicação deles (link da fonte).


[Fonte: Gizmodo Brasil]