Ads 728x90

Últimas Notícias

Guest Post.: Notebook: qual é o melhor para você?


O Guest Post de hoje foi feito pelo pessoal do Magazine Luiza e tem a intenção de auxiliar aqueles que pretendem adquirir um notebook, indicando os aspectos que devem ser considerados na hora de escolher o modelo mais adequado para cada perfil de usuário.

OBS: Lembramos que este é um post patrocinado e seu conteúdo é de responsabilidade da empresa que o produziu. A reprodução do conteúdo desta publicação deve ser autorizada pela equipe do RN e também pela empresa detentora dos direitos sobre ele.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Notebook: qual é o melhor para você?

Este artigo foi criado pela equipe Magazine Luiza para uso exclusivo do Reduto NERD.

Na era dos eletrônicos, os notebooks são os protagonistas que visam facilitar nossas vidas e otimizar o nosso tempo, isso porque não há nada como ter um computador eficiente e portátil para aproveitar longos intervalos de tempo entre um ou outro de nossos compromissos. Além disso, é possível utilizá-lo nas mais diversas atividades e em uma ampla variedade de lugares; de casa para o trabalho, na faculdade e até no shopping.

No entanto, com a tecnologia em constante mudança e o mercado abarrotado de ofertas, como saber qual é o melhor modelo? Bom, essa é uma questão bem pessoal, pois o melhor notebook será sempre aquele com as funções que atendam às suas necessidades. Para ajudá-los, separamos os itens mais importantes que devem sem considerados antes da sua escolha.




Processador (CPU)

Se você pretende usar o notebook para operações mais básicas, como navegar na internet, editar textos, usar programas de mensagens instantâneas ou de vídeo e áudio, não será necessário investir em um aparelho muito caro; um processador como os da linha Intel Pentium ULV, Core i3 ou AMD Phenom já é o suficiente. Agora, se você é um daqueles que pretende trabalhar com mídias e programas mais pesados, como jogos, softwares gráficos e editores de vídeo, é melhor optar por um modelo de notebook equipado com um processador mais atual e potente para não se estressar; alguns exemplos são os das famílias Intel Core i5, i7 ou similares da AMD (família FX). Mesmo que sejam um pouco mais caros, os aparelhos representam um bom investimento a longo prazo, visto que o modelo se manterá “atual” por mais tempo.

Memória RAM

A memória RAM é o que determina a “capacidade de trabalho” do portátil: quanto maior for a quantidade, melhor será o desempenho, principalmente quando o usuário decidir executar várias tarefas (programas) ao mesmo tempo. Hoje, os computadores devem ter, no mínimo, 1 GB de RAM e muitos deles já contam com o padrão de 2 GB, o qual é suficiente para quem não roda programas muito pesados.
Caso o notebook precise de mais força de trabalho, é melhor investir logo de início em um modelo com 4 GB e que permita a expansão, caso necessite de mais agilidade no futuro.

HDD e/ou SSD

O HDD é o que chamamos de disco rígido do computador e ele é o responsável pelo armazenamento de todos os dados e arquivos da máquina. Este é um item capaz de encarecer um pouco o preço do notebook, tudo vai depender da sua capacidade de armazenamento e das velocidades de leitura, escrita e transmissão de dados. Há também o fato de eles serem fisicamente menores que os modelos de HDD utilizados nos computadores de mesa (desktops).

Atualmente, existem também os SSDs (Solid State Drives), que são dispositivos de armazenamento parecidos com os HDDs, só que são mais seguros, rápidos, resistentes a impactos e não possuem os "discos rígidos" que deram nome ao HDD (Hard Disk Drive), pois o armazenamento é feito em módulos de memória do tipo FLASH (como as utilizadas em Pen Drives). São bem mais caros que os HDDs e muito utilizados para a realização de backups (por serem mais confiáveis).

O melhor é sempre preferir HDDs com maior capacidade e que tenham velocidade de, no mínimo, 5.400 RPM (rotações por minuto) para economizar mais energia. Se preferir um melhor desempenho, aposte em um modelo de 7.200 RPM.

Drives óticos

Para ouvir músicas ou assistir vídeos, filmes e séries em CD e DVD, através do notebook, este precisa ter um drive ótico capaz de ler tais mídias. A grande maioria dos notebooks presentes no mercado já vem com esses dispositivos embutido, mas quem não abre mão da opção de gravação pode pesquisar também se o modelo pretendido oferece, além de leitores, gravadores de CDs e DVDs.

Para que aqueles que desejam tecnologia de ponta, e gostam de assistir filmes em alta definição (720p e 1080p), a alternativa é investir em modelos com drives leitores de mídias da tecnologia Blu-Ray.

Bateria

As baterias dos notebooks, dependendo do material com que são feitas, podem armazenar mais energia e serem mais potentes. Nesse sentido, as mais indicadas são as baterias feitas à base de íons de lítio, pois elas são mais duradouras. Outro detalhe que deve ser avaliado na hora da compra é o número de células; para ter uma duração regular, adquira um modelo com, no mínimo, 6 células e leia atentamente as instruções de uso do fabricante.

A variedade de computadores portáteis do mercado é muito grande, por isso, além desses quesitos para comprar um bom notebook, é importante considerar o tamanho da tela, o dispositivo para cursor, placas de vídeos, portas de entradas e saídas, e conexões extras.

De qualquer forma, nós da equipe do Magazine Luiza orientamos que a escolha deve ser feita de acordo com o seu perfil de usuário, ou seja, o melhor notebook é aquele que tem o que você necessita e que corresponda às suas expectativas.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
E aí, o que achou do post? Gostou? Então não deixe de clicar nos botões "Curtir" e "+1", e compartilhar esta publicação, pode ser que outras pessoas também a achem útil e interessante! :-D