Ads 728x90

Últimas Notícias

Instagram tem forte queda na atividade de usuários no último mês


Depois da polêmica com seus novos termos de uso e política de privacidade, a rede social Instagram teria perdido metade de seus usuários no último mês, de acordo com dados da empresa AppStats.

Anteriormente, a divulgação de informações relativas à queda do número de usuários do Instagram chegou ao ponto do Facebook (proprietário do Instagram) bloquear o acesso de uma outra empresa, a AppData, às estatísticas de uso do aplicativo, num claro ato de censura.

Análise gráfica


Nesta imagem, é possível ver claramente a queda no número de usuários ativos por dia. Notem que no dia 18 de dezembro de 2012 houve uma queda brusca. Nesse dia, foram divulgados os novos termos de uso e política de privacidade da rede social. Nos dias posteriores, os usuários voltaram, mas foram abandonando o Instagram aos poucos. No ponto mais recente do gráfico, temos uma aparente subida no número de usuários, mas precisamos esperar mais alguns dias para afirmar isso, uma vez que em outros pontos, como no Natal e réveillon também houve pequenas altas no número de usuários ativos por dia.

Entenda a polêmica

Em 18 de dezembro de 2012, a rede social Instagram anunciou mudanças na sua política de privacidade e em seus termos de uso. Essas mudanças levaram a comunidade de usuários a crer que a rede social estava se dando o direito de se apropriar das fotos dos usuários e utilizá-las como bem entendesse, inclusive gerando lucros para a empresa, sem repassar aos usuários. Também haviam discussões sobre violações a informações pessoais dos usuários.

Com a forte reação negativa da comunidade, o Instagram se retratou, alegando ter sido mal interpretado e fazendo ajustes aos documentos alterados.

[Fonte: Olhar Digital, via The Wall]