Ads 468x60px

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Dica.: Solucionando o problema de instalação do Skype no Android 4.1.1 em diante!


Vislumbre o seguinte cenário, pois provavelmente é o seu: você tem um Galaxy S III (ou outro smartphone com Android) com o Skype instalado e rodando perfeitamente; um belo dia, você acorda e vê que foi liberada uma atualização do Android para o seu aparelho; feliz, atualiza sem pestanejar e quando vai utilizar o Skype de novo ele simplesmente não funciona e não mostra mais seus contatos; você, então, desinstala o aplicativo e tenta instalá-lo de novo milhões de vezes, mas eis que sempre surge a mensagem "Código de erro desconhecido durante a instalação do aplicativo '-24' " na tela do aparelho. Você precisa do aplicativo e não sabe mais o que fazer, certo? Calma, seu problema tem solução!

Resolvi escrever este post depois que uma colega de trabalho me apresentou - ontem, 14/01 - o cenário descrito acima e pediu que eu a ajudasse a encontrar uma solução para o problema, pois ela já havia revirado o Google e não tinha encontrado. Como ela me disse que o problema só estava acontecendo com o Skype, ou seja, os outros aplicativos instalavam e desinstalavam perfeitamente, de cara eu pensei: "com certeza é um problema de permissão em alguma pasta que o Skype cria ou deve ser instalado"; dito e feito!

- Entendendo o problema

Ao atualizar o Android para a versão 4.1.1 ou superior, alguns arquivos e pastas do Skype acabam sendo corrompidos ou sofrem uma alteração em suas permissões, o que impede que o usuário e o sistema consigam realizar alterações nesses caminhos. Como não é possível fazer alterações no local de instalação do Skype (como excluir arquivos ou substituí-los), o programa fica parcialmente instalado mesmo depois que o usuário efetua o processo de desinstalação, o que ocasiona o erro "-24".

Até momento, o bug foi constatado nos dispositivos topo de linha da Samsung (Galaxy Note, Galaxy Note II e Galaxy S III), no Google Nexus 7, Motorola Razr HD e ASUS Transformer Pad Infinity, o que não impede que ele apareça em outros aparelhos, rodando o Android 4.1.1 ou superior (Jelly Bean).

- Solução 1

Utilizando o programa "adb", o qual faz parte da SDK do Android (é encontrado sob a pasta "plataform-tools") que pode ser baixada no site oficial de desenvolvedores para Android, apague a pasta "/data/data/com.skype.raider" utilizando o seguinte comando no adb shell:

   adb shell
   $ rmdir /data/data/com.skype.raider

- Solução 2

Você vai precisar fazer o procedimento de ROOT em seu aparelho (na internet existem vários tutoriais de como fazê-lo), que é como se fosse o "Jailbreak" efetuado em dispositivos da Apple (os quais rodam o iOS). Depois disso, basta acessar o sistema de arquivos do Android através de um gerenciador de arquivos - no estilo Windows Explorer - e apagar a pasta "/data/data/com.skype.raider" (não é necessário utilizar qualquer comando).

Principais desvantagens de se efetuar o procedimento de ROOT no aparelho: perda da garantia, caso dê algum problema e seja necessário levá-lo à assistência técnica, e aumento da vulnerabilidade do sistema.

- Solução 3

Se nenhuma das duas soluções anteriores funcionar, será necessário adotar uma medida mais drástica: retornar o dispositivo para as configurações originais de fábrica. Geralmente a opção se encontra no seguinte caminho: Configurações -> Fazer o backup e redefinir -> Restaurar padrão de fábrica (pode variar de aparelho para aparelho, por isso utilizei a palavra "geralmente").


E aí, gostou da dica? Ela te ajudou? Então clique nos botões "Curtir" e "+1", e compartilhe esta publicação, pode ser que outras pessoas também a achem útil! =D


[Fonte: The Skype Community]

39 comentários:

  1. To com esse exato problema, to baixando esse sdk, porem fiquei na duvida se é 32 ou 64 bit, pode me ajudar? Obg

    ResponderExcluir
  2. Eu de novo, baixei o programa , so que abre em arquivos, depois disso qual o proximo passo?

    ResponderExcluir
  3. Everton, sua dica foi muto importante, mas no meu caso não serviu. Comprei um galaxy y 5360 e instalei o skype, não sei porque não tem a opção de chamada com vídeo, apenas a de chamada de voz. Já instalei e desinstalei varias vezes sem nenhum progresso. Liguei para a samsung, que me disse nada poder fazer porque o problema é no programa e não no aparelho. Liguei pra claro reclamando, a atendente me pediu que desligasse o aparelho pois iria enviar uma atualização e que, depois disso funcionaria perfeitamente. A coisa só piorou, depois da atualização, todas as ligações que vou fazer, tenho que optar por claro ou skype. Fui também à loja claro onde nada consegui além de respostas desconexas só pra me irritar mais. Comprei o aparelho pra falar com meu filho que está estudando fora e mesmo assim, não consigo falar com ele. Tenho vontade de jogá-lo na parede. Desculpe pelo desabafo mas precisava contar pra alguém.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Marcia! Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer pelo elogio a respeito do post.
    Não precisa pedir desculpas pelo desabafo, até porque nós também somos consumidores e ficamos indignados quando esse tipo de coisa acontece com a gente. Seu problema é um pouco diferente do que eu relato no post, pois, no seu caso, o skype estava funcionando, mas por algum motivo não permitia o uso do recurso de videochamada. Eu é que peço desculpas por não tê-la ajudado. Vou pesquisar sobre essa atualização de definições da operadora e se encontrar uma solução eu comento aqui, ok? Abraços para você e use o nosso espaço sempre que quiser!

    ResponderExcluir
  5. o meu é um grand duos e como nao tava aparecendo a opção video chamada nos contatos, desinstalei e instalei várias vezes e ocorreu esse mesmo erro, só nao entendi a solução um, não achei o adb nem a pasta platafor-tools, aguardo resposta, obrigado

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Paulo Igor! O "adb", na verdade, é um módulo do SDK do Android que possibilita o uso de comandos de depuração no "Terminal". Você já instalou o SDK do Android e não conseguiu localizar o adb? Aqui no meu pacote ele aparece certinho!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, Caroline!

    Peço desculpas por não ter explicado que a pasta do Skype a ser apagada está no S.O do aparelho, ou seja, no Android! O SDK você instala no computador mesmo e com o "adb" você acessa o sistema de arquivos do Android (as pastas do sistema e tal), mas para isso seu aparelho deve estar conectado em seu computador. Também a aconselho a ativar a "Depuração de USB" do aparelho, uma opção que pode ser encontrada no menu "Configurações -> Mais -> Opções de desenvolvedor" (Android 4.2.2).


    Espero ter ajudado desta vez! ;-)

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Everton!

    Obrigada pela sua consideração em nos ajudar. Mas eu não estou conseguindo de jeito nenhum fazer os procedimentos, eu já mexi nas configurações, já vi vídeo no youtube de como abrir o "adb.exe" porquê aqui ele abre como cmd e depois some, mas ai consegui abrir ele através de um vídeo, só que eu coloco os comandos lá e não aparece nada!da como permissão negada... Estou te mandando uns prints para você verificar. Ai eu procuro algo relacionado ao meu celular não acho nada, eu também já habilitei a opção de "Depuração de USB" e nada, procurei nas pastas do celular nada também... Agradeço sua ajuda! Segue os prints.

    ResponderExcluir
  9. explica melhor como usar o ADB ....nao consegui exclui a pasta

    ResponderExcluir
  10. O meu é um Galay Ace, mas meu problema com o Skype é outro: desde que essa nova atualização foi feita, eu não consigo usar o aplicativo para fazer chamadas de voz de Skype para Skype. Se uso meus créditos, ele chama normalmente, mas quando quero falar com alguém que está conectado via conta Skype, a chamada não é completada. O mesmo acontece quando me chamam: aperto o botão para atender e a chamada é cortada imediatamente. Ouvi outras pessoas que usam Galaxy reclamando sobre o mesmo problema, mas parece ser impossível de resolver. Já atualizei novamente e nada...

    ResponderExcluir
  11. Eu também não consegui exclui a pasta!

    ResponderExcluir
  12. Aconteceu a mesma coisa comigo Gabriela, se souber como resolve pff me fla

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, Isac! Como várias pessoas estão tendo dificuldades, vou fazer um videotutorial explicando como fazer o procedimento. Vou tentar disponibilizar ainda neste final de semana (27/07).
    []'s

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, Caroline!
    Teoricamente, não era para ter dado "permissão negada" ao tentar apagar a pasta do sistema do seu aparelho. Nesse caso, vai ser necessário fazer ROOT em seu aparelho ou restaurar o sistema para as configurações de fábrica.

    []'s

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, Gabriela!
    Provavelmente, isso é um bug da nova versão do Skype, mas que está relacionado a apenas alguns aparelhos. Nesse caso, a única coisa a ser feita é relatar o bug para a equipe responsável pelo desenvolvimento do Skype e esperar que uma nova atualização corrija o problema.

    []'s

    ResponderExcluir
  16. Recomendo que você também relate esse bug para a equipe do Skype, como aconselhei a Gabriela a fazê-lo. Quando mais pessoas reclamarem, mais a Microsoft verá que isso é um problema que está afetando bastante gente. ;-)

    []'s

    ResponderExcluir
  17. Obrigado ;) preferencia da solução sem root..

    ResponderExcluir
  18. Muito obrigada Everton/1

    ResponderExcluir
  19. Tenho o mesmo problema da Marcia, vc conseguiu uma solução?

    ResponderExcluir
  20. mais assim o erro 24 q esta dando no meu n é no skype é no facebook poderia me ajudar eu preciso mto

    ResponderExcluir
  21. Boa noite a todos gostaria de saber tenho um galaxy note 2 e quando eu aciono a camera trazeira dele dar uma mensagem ÓCORREU UM ERRO DESCONHECIDO já troquei a camera trazeira coloquei uma nova já coloquei a ROOM original me ajudem o que eu devo fazer amigos

    ResponderExcluir
  22. Com base em suas dicas, você saberia me dizer em qual pasta encontra-se o histórico de conversas do Skype no Android 4.1.2 (Sony Xperia SP), pois já tentei apaga-lo, já exclui o programa e reinstalei e as conversas permanecem lá. Já tentei também limpeza de cache e dados, mas não obtive sucesso. Desde já agradeço pelo espaço e parabenizo pelas dicas. Abraço!

    ResponderExcluir
  23. everton eu gostaria de saber se eu tenho que baixar o sdk ou ja existe em meu celular ?

    ResponderExcluir
  24. Pedro Lima Corçaque7 de fevereiro de 2014 10:30

    Assim, acho eu que para usar a video-chamada no Skype é preciso de câmera frontal. Eu tinha o mesmo problema, até que comprei o tablet com câmera frontal e deu certo.

    ResponderExcluir
  25. Vc nao tem camera na frente.

    ResponderExcluir
  26. Everton comprei um tablet da cce tr101 emotion e simplesmente baixei o skype para android e ele nao funciona
    da como instalada correto
    mas nao abre qdo tento fazer o loguin. Me ajude

    ResponderExcluir
  27. Olá, Erick! Não sei te dizer onde são salvas as conversas, mas você não está conseguindo excluí-las dentro do próprio Skype, não? Eu consigo apága-las tranquilamente!

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde, Guilherme! Então, o SDK deve ser instalado em seu computador e não no smartphone. ;-)

    ResponderExcluir
  29. Olá, Nivia! O aplicativo abre, mas você não consegue realizar o login nele? O que acontece? Ele fecha ou só aparece uma mensagem dizendo que não foi possível se conectar?

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde, Rafael! Isso acontece durante a execução do Skype? Se sim, o ideal seria você reportar esse erro à equipe do Skype. Já procurou no FAQ deles? Pode ser que você encontra uma resposta para o seu problema. ;-)

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde, Luiz! Então, o erro significa a mesma coisa, portanto seria bom você reportar esse erro à equipe do Facebook!

    ResponderExcluir
  32. Entao meu celular ta dando o erro em 3 aplivativos, we heart it, tumblr e twitter e nao sei o q fazer!!! Ja restaurei o padrao de fabrica e nada! Meu cel e da lg optmus L4 me ajude pf

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    Uso o aplicativo do Skype no meu celular (Android 4.4 Kit Kat) e ele funciona corretamente.

    Porém, se algum contato tenta me chamar, apenas consigo receber a ligação se eu estiver com o aplicativo aberto ou tiver aberto há muito pouco tempo, o que me faz perder sempre a ligação.
    Existe alguma configuração que eu possa alterar de forma que eu consiga receber as chamadas mesmo com o aplicativo fechado?
    Obrigado e parabéns pelas excelentes postagens,
    Yuri.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia, Yuri! Cara, provavelmente o aplicativo não está configurado para rodar em segundo plano ou o processo de chamada dele está sendo congelado pelo Android! Já tentou entrar em contato com o suporte do Skype? Verifique se existe a configuração de ele rodar em "segundo plano"; sua bateria irá pro espaço, mas, pelo menos, não perderá mais chamadas! ;-)

    ResponderExcluir
  35. Bom dia, Nayara. Então, se nem uma restauração para as configurações de fábrica resolveu o seu problema, você vai precisa baixar o arquivo do software do seu celular (sistema) e fazer o processo de restauração manualmente através do programa ODIN. Não é tão simples quanto parece, portanto peça ajuda a alguém que já tenha feito o procedimento.

    ResponderExcluir
  36. eu tenho o novo moto g 2, e baixei e instalei o skype, só que quando vou entrar pra criar uma conta vinculada com facebook, não acho aquela barrinha que fica escrito ; CONECTAR COM FACEBOOK, não sei uq eu faço
    ja desinstalei. tentei fazer uma nova conta instalei denovo i nada de aparecer esse bendito icone do facebook pra mim poder conectar os meus contatos de la pro skype

    ResponderExcluir
  37. por favor me ajudem ... ?????

    ResponderExcluir
  38. No meu caso, após a última atualização, o skype estava dando erro de conexão, e não entrava de jeito nenhum.
    Fui direto na minha solução:

    A versão mais recente que estava dando erro era 5.1.76.50382.

    A solução que tive foi desinstalar a versão mais recente e procurar no google e fazer download da versão anterior. No caso 5.0.

    Meu celular tem root, no caso usei o SD Maid e limpei os cadavers e após isso instalei a versão 5.0.

    Agora esta funcionando normal.

    Dica: Após instalar vá no google play e desmarca atualização automática do skype. E sempre que pedir pra atualizar, não atualiza, até que saiba que a versão mais recente lançada esteja funcionando normalmente.

    Se funcionar com alguém deixa o resultado.

    ResponderExcluir
  39. Oi o meu e com facebook posso fazer o mesmo procedimento?

    ResponderExcluir