Ads 468x60px

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

PlayStation 4 é anunciado; confira detalhes (ATUALIZADO)


Ontem, dia 20 de fevereiro de 2013, a Sony realizou um evento para apresentar os primeiros detalhes do PlayStation 4 ao mundo. Apesar de não ter exibido o console propriamente dito e nem ter definido preço, vários aspectos importantes foram listados e alguns jogos foram apresentados.

Especificações técnicas

O sucessor do PlayStation 3 será uma máquina de arquitetura simples e poderosa. Diferentemente do PS3, que era equipado com o complexo processador Cell, o PlayStation 4 tem arquitetura x86, a mesma dos computadores. Isso visa facilitar o desenvolvimento de jogos para o aparelho.

O que mais impressionou os desenvolvedores foi a disponibilização de 8GB de memória GDDR5 (!). Aparentemente, a Sony vem nesta geração com uma máquina muito forte. Seguem as especificações divulgadas:


Processador customizado em um único chip:
CPU: x86-64 AMD "Jaguar", 8 núcleos
GPU: 1.84 TFLOPS, baseada em AMD Radeon de nova geração

Memória:
GDDR5 8GB

Mídia:
HD embutido
Drive ótico (somente leitura)
Blu-ray 6xCAV
DVD 8xCAV

Entrada/saída:
USB (USB 3.0), AUX
Ethernet (10BASE-T, 100BASE-TX, 1000BASE-T)
IEEE 802.11 b/g/n
Bluetooth® 2.1 (EDR)

Vídeo:
HDMI
AV out analógico
Digital Out (ótico)

Atualização (21/02):

Rumores e temores a respeito das novas gerações de consoles da Sony e Microsoft (leia, PlayStation e Xbox) serem lançadas com "DRM 100% online", ou seja, só funcionariam com uma conexão ativa à internet, têm tomado conta da internet. No entanto, de acordo com o site Kotaku, um represante da assessoria de imprensa da Sony afirmou que "os jogos de PS4 serão jogáveis mesmo sem uma conexão com a internet", para o alívio da comunidade gamer. Resumindo, pelo menos por parte da Sony esses rumores e temores caíram por terra.

Outro rumor/especulação/temor que tem circulado na internet devido a uma patente registrada em nome da Sony, e que também caiu por terra, é o de que o novo console da empresa seria capaz de bloquear jogos usados, impedindo assim que os usuários pudessem trocar seus jogos ou revendê-los. Segundo o site Eurogamer, o chefe da Sony Worldwide Studios, Shuhei Yoshida, afirmou que o PS4 não bloqueará o uso de jogos usados.

[Fonte: Eurogamer, Kotaku]

Retrocompatibilidade

Inicialmente, o PlayStation 4 não rodará jogos de seus antecessores, mas a Sony promete trabalhar nisso para o futuro. Provavelmente, será uma execução via streaming, aproveitando as funcionalidades da Gaikai,  plataforma em nuvem adquirida pela Sony recentemente.

DualShock 4


O novo controle, apesar de visualmente ainda ter praticamente o mesmo layout dos DualShock anteriores, tem mudanças significativas. Atendendo aos pedidos dos jogadores, os analógicos agora são côncavos e os gatilhos L2 e R2 têm nova curvadura, melhorando a pegada do controle. No centro, não há mais os botões select e start, que deram lugar a um touchpad (não confundir com touchscreen), um botão share para interações online, e um botão options. Em cima, há uma luz que servirá para interação com uma câmera (uma PlayStation Eye melhorada, com duas lentes), trazendo as funcionalidades de sensor de movimentos do PlayStation Move.

Interações em redes sociais e funcionalidades online

O PlayStation 4 permitirá o compartilhamento de imagens e vídeos em redes sociais, além de transmitir sua jogatina para seus amigos em tempo real. Durante essa transmissão ao vivo, seus amigos poderão interagir com o jogador, fazendo comentários ou mesmo entrando no jogo para ajudar.

Além do botão share do novo DualShock 4, o console possuirá funcionalidades específicas para isso, para não prejudicar o desempenho dos jogos. Também será possível fazer downloads e uploads enquanto se joga.

A nova rede online da Sony, chamada PlayStation Cloud, integrará a PSN (SEN) à Gaikai.

Integração com outros dispositivos

O PlayStation 4 trará integração com dispositivos como PlayStation Vita, smartphones e tablets, para que os jogadores possam acessar seus recursos e até mesmo visualizar jogos na tela desses aparelhos onde quer que estejam.

Jogos apresentados

Algumas empresas subiram ao palco para anunciar jogos para o PlayStation 4.


Knack



Jogo de plataforma exclusivo do PS4. O herói, no estilo "mascote", tem o corpo separado em vários pequenos pedaços. O visual lembra aquele de Team Fortress 2;

Killzone: Shadow Fall



O estúdio Guerrilla apresentou um vídeo com gráficos impressionantes. Aparentemente, além de uma cutscene, também havia um trecho de um gameplay real, mas isso não foi confirmado.

Drive Club
Jogo de corrida online com vários participantes, similar a Test Drive Unlimited. O vídeo mostrado exibia carros com modelagem minuciosa.

Infamous: Second Son
O primeiro da série para o PS4 terá como enredo cidades vigiadas por câmeras de segurança.

The Witness
O novo jogo do criador de Braid será temporariamente exclusivo do PS4.

O primeiro jogo da Capcom para o PS4 tem o título provisório Deep Down. Ele será feito em um novo sistema gráfico chamado Panta Rhei. Um vídeo mostrou gráficos impressionantes e um estilo de jogo que lembra muito Dragon's Dogma.

Watch Dogs
Outros títulos confirmados para o PS4 são o recém anunciado Destiny, da Bungie, Watch Dogs, que a Ubisoft mostrou na última E3, um novo Final Fantasy (que não foi mostrado) e Diablo 3, que também terá uma versão para PS3.

[Fontes: UOL Jogos, OuterSpace, streaming da conferência]
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atualização:

Foram inseridas novas informações sobre o bloqueio de jogos usados no PS4 e da necessidade do console ficar 100% do tempo conectado à internet (ver o tópico de "especificações técnicas").

[Atualizado por: Éverton Luís]

Nenhum comentário:

Postar um comentário