Ads 468x60px

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Jogos.: DOTA 2, a evolução de um verdadeiro sucesso.


Se tem uma coisa que a Blizzard sabe fazer é produzir jogos viciantes e bem sucedidos. A franquia Warcraft fez um tremendo sucesso durante muito tempo e isso se deveu, em grande parte, às diversas sequencias e expansões lançadas. É muito comum fãs desenvolverem modificações de seus títulos favoritos adicionando novos elementos ou até mesmo alterando a dinâmica do jogo original; foi justamente aí que nasceu o DOTA (ou DotA)! Depois de seu surgimento, o jogo começou a fazer sucesso no mundo gamer e a chamar a atenção da Blizzard, tanto que a empresa disponibilizou servidores na Battle.Net dedicados ao mod. Ele evolui muito desde o seu nascimento e essa evolução até o DOTA 2 merece ser destacada!

História

Quem não conhece o jogo DOTA (sigla da expressão Defense of the Ancients) é porque, provavelmente, nunca gostou de Warcraft 3, um clássico jogo de estratégia desenvolvido pela Blizzard Entertainment. Digo isso porque DOTA é, na verdade, um mod de Warcraft 3 desenvolvido por três fãs da franquia Warcraft (todos designers de jogos): Eul, Steve Feak (conhecido pelo nickname "Guinsoo") e IceFrogEul foi o criador do primeiro DOTA divulgado na internet e o designer de games se baseou em um mapa do jogo "Warcraft III: Reign of Chaos" para desenvolvê-lo; em seguida, Steve Feak usou o projeto de Eul como base e criou o DOTA: Allstars a partir de um mapa da expansão "Warcraft III: The Frozen Throne", adicionando conteúdo próprio ao mod; a partir de 2005, IceFrog continuou o trabalho de Steve implementando diversas melhorias e correções de bugs no gameplay do jogo, além de criar diversos personagens.

Interessada em fazer uma continuação stand-alone do mod, ou seja, fazê-lo virar um jogo de verdade e deixar de ser apenas uma modificação de um outro jogo, a Valve comprou os direitos autoriais sobre o DOTA, contratou os designers de jogos IceFrog e Eul, e em 2010 anunciou que o jogo seria lançado já em 2011 (o que logicamente não aconteceu). Atualmente, IceFrog é o Chefe de Design da equipe de desenvolvimento do DOTA 2 e Eul trabalha junto com ele.

Em agosto de 2011, a Valve apresentou o jogo pela primeira vez durante a Gamescom 2011 e lançou o seu primeiro trailer teaser oficial. Só no segundo semestre de 2012 o jogo atingiu seu estado final de desenvolvimento e então a Valve começou a vender chaves (keys de early access) do jogo para quem quisesse (ou quiser, já que elas ainda estão à venda) ter acesso antecipado aos servidores, isto é, antes do DOTA 2 ser lançado oficialmente. Apesar da venda de chaves voltadas para o acesso antecipado, o jogo será F2P. DOTA 2 já conta com mais de 3 milhões de jogadores cadastrados ao redor do mundo.

Evolução

Screenshot de DOTA 2: destaque no cenário
Como o primeiro DOTA foi lançado há quase 10 anos, podemos dizer que os gráficos mudaram da água para o vinho. Os heróis ganharam um aspecto mais bem feito, mais polido e ficaram muito parecidos com os personagens de Diablo 3, por exemplo. Os efeitos visuais (heróis passando de nível, árvores sendo destruídas, ativação das skills dos heróis etc), que são alguns dos fatores responsáveis pela beleza do jogo, sofreram mudanças drásticas e ganharam um aspecto de jogos "high-end". Tudo isso foi possível graças à adoção de uma outra engine no processo do desenvolvimento do DOTA 2, que no caso é a "engine Source" (utilizada em diversos jogos da Valve como o famoso Counter-Strike: Global Offensive).

Personagem em detalhes (com zoom)
Com a engine Source, os gráficos puderam ser renderizados em 3D real (não emulado) permitindo que o jogador consiga dar um zoom em seu personagem a ponto de vê-lo, em detalhes, de frente, de lado e de costas, e não apenas de cima (que é a vista clássica do DOTA).

Personagens ao lado da ANCIENT
DOTA 2 [Imagem: divulgação/Valve]
(Clique na imagem para ampliar)
A dinâmica de jogo continua a mesma, afinal de contas não há motivos para se mudar uma receita que tem feito sucesso durante vários anos, não é mesmo? Resumindo, os jogadores controlam heróis que precisam de XP para evoluir, ativar e fortalecer habilidades (skills), e o objetivo do jogo é destruir a "Ancient" do time adversário. No entanto, DOTA 2 traz várias novidades interessantes e algumas delas são: um mapa mais competitivo; integração com a lista de amigos do Steam; possibilidade da criação de grupos de jogadores para conversar ou procurar por uma partida juntos (todos entram no mesmo jogo ao mesmo tempo); capacidade de assistir a partidas de campeonatos ou de amigos em tempo real; opção de salvar o replay de cada partida no computador; criação de partidas contra bots ou no modo treino; entre outras.

O jogador pode assistir a partidas ao vivo.

O que o faz ser um jogo tão viciante

O que tem de mais em ficar matando creeps para ganhar pontos de XP e ouro, comprar itens para fazer a "build" mais adequada para um determinado herói (dependendo das condições da partida), emboscar os jogadores do time adversário, participar de "team fights" (confrontos diretos entre as duas equipes) e bolar estratégias de jogo baseadas nas habilidades dos heróis que compõem a equipe? O que isso tem de mais? TUDO! Foi justamente essa a receita de sucesso do primeiro DOTA e que também faz parte do DOTA 2. Tudo bem que os gráficos do primeiro DOTA não são tão atraentes quanto aos de jogos do estilo MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) que têm surgido no mercado atualmente, mas com o DOTA 2 a história é bem diferente!

Screenshot de um Team Fight (com zoom)
Se você acha que tudo isso ainda é pouco, adicione gráficos bonitos e bacanas, chat por voz integrado durante as partidas (dê adeus ao skype, seu roubo de banda de upload e lag, enquanto joga), itens destinados à customização da skin dos personagens e busca por partidas baseadas no nível do usuário.

Nível do jogador, lista de amigos e status de busca em destaque
Sem sombra de dúvidas, DOTA 2 é um jogo que vale a pena, pelo menos, ser testado.
Se você nunca jogou, quer testar o jogo e não está afim de pagar pelo acesso antecipado, entre em contato conosco pois constantemente recebemos STEAM GIFTS do jogo (que são enviados para a conta do usuário no STEAM).

E aí, vamos jogar uma partida? ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário