Ads 468x60px

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Memória RAM de dispositivos móveis será tão rápida quanto a de computadores!


No início da semana, a Samsung anunciou que começou a produção em massa de um novo tipo de memória RAM para smartphones e tablets, chamada de LPDDR3. A referida memória promete levar o desempenho obtido nas memórias RAM de computadores à próxima geração de smartphones e tablets, principalmente os topos de linha. Como isso é possível? Simples, eles diminuíram a arquitetura dos núcleos controladores de 30 para 20 nm (nanômetros).

Sim, e o que isso quer dizer? Quer dizer que em uma mesma área, é possível colocar muitos mais núcleos controladores! De acordo com a Samsung, a nova memória não só é mais rápida que a utilizada atualmente nos dispositivos móveis como também é mais eficiente! Como o chip de memória será menor que o atual, ele deve consumir cerca de 20% menos energia; as baterias agradecem!

A memória LPDDR3 é capaz de transmitir dados a uma velocidade de até 2133 Mbps por pino, o dobro da memória DDR3 utilizada em vários dos smartphones e tablets presentes atualmente no mercado. Além disso, em um único chip de 0,8 mm de espessura é possível colocar até 2GB; impressionante, não?

Confesso que eu achava que esse momento ainda iria demorar um pouquinho para chegar, mas pelo jeito eu me enganei feio...


[Fonte: Gizmodo BR]

Nenhum comentário:

Postar um comentário