Ads 728x90

Últimas Notícias

Tutorial.: Ocultando pastas de mídia da Galeria de mídias do Android


Olá, queridos leitores do RN! Já tinha um bom tempo que eu não fazia um tutorial, não é verdade? Pois é, finalmente voltei e com um tutorialzinho rápido desta vez, mas que deve ajudar bastante gente! Muitos de vocês com certeza já passaram pela situação insuportável de estar ouvindo uma música e, de repente, o player começar a tocar vários áudios do WhatsApp, por exemplo; ou pior, passar aquela vergonha monstruosa de ir mostrar uma foto na galeria do celular para uma (um) garota (o), seu chefe, sua mãe, uma tia puritana, whatever, e AQUELAS fotos pipocam na tela do seu aparelho... Pois pode comemorar, por que os seus "pobrema" se "acabaram-se"!

Recebemos inúmeros emails, mensagens no Facebook, tweets, sinais de fumaça etc, com a mesma dúvida: "Como faço para uma pasta não aparecer na minha biblioteca de fotos, vídeos e/ou músicas no Android?". Diante de tantos pedidos, eu não podia deixar de criar este rápido tutorial.

Às vezes, uma explicação rápida já resolve um determinado problema tecnológico, mas em diversos casos isso não é o suficiente e é aí que entram os tutoriais. Até tentei explicar o procedimento para algumas pessoas, mas quando a explicação é apenas escrita, sem fotos, muitas pessoas encontram dificuldades em entender os procedimentos por não conseguirem visualizar aquilo que deve ser feito (o que é comum e, de certa forma, bem normal). Por isso, vamos ao tutorial!

Entendendo o porquê do tutorial

O Android utiliza um artifício para determinar quais pastas contendo arquivos de mídia devem ou não ser mostradas na Galeria de mídias (músicas, fotos ou vídeos). Esse artifício funciona da seguinte maneira: toda pasta que não tiver que ser mostrada na Galeria receberá um arquivo chamado ".nomedia". Resumindo, se uma pasta tiver o arquivo ".nomedia" nela, o Android vai entender que o conteúdo de mídia daquela pasta não deve ser mostrado na Galeria do aparelho e é justamente isso que vamos fazer neste tutorial: aprender a criar o referido arquivo e transferí-lo para um aparelho.


1º Passo

Antes de mais nada, você vai precisar de um computador para executar este tutorial. Certifique-se de que o seu aparelho é reconhecido pelo computador e de que você consegue ter acesso às suas pastas de arquivos.

No Windows, você precisará ativar a função de mostrar as extensões dos arquivos que seu computador conhece (exemplo, .DOC, .EXE, .PDF etc). Para isso, abra o Painel de Controle e selecione o item "Opções de Pasta". Na janela que se abrirá, acesse a guia "Modo de Exibição" e procure pelo item "Ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos": desmarque esta opção e clique no botão "Aplicar".




2º Passo

Depois de realizar o 1º passo, abra o Menu Iniciar e utilize o campo de procura para pesquisar pelo aplicativo Bloco de Notas: execute-o. Dentro do Bloco de Notas, acesse o menu "Arquivo" e escolha a opção "Salvar Como".



Na janela que se abrirá, clique na caixa de seleção "Tipo", que estará marcada com a opção "Documentos de texto (*.txt)", e selecione a opção "Todos os arquivos (*.*)". Feito isso, crie um arquivo com o nome ".nomedia" (sem as aspas, é claro) e salve-o na Área de Trabalho (ou em qualquer outro lugar que você consiga achá-lo).




3º Passo

Concluído o 2º Passo, conecte o seu smartphone/tablet ao computador, selecione o arquivo ".nomedia" que você criou e o copie para uma pasta do seu aparelho (geralmente, copio para pasta 'Download' do cartão de memória, ou da memória do aparelho, porque ela é fácil de encontrar). Em seguida, já no seu aparelho, marque o arquivo ".nomedia" e o copie para quaisquer pastas que você não quiser que tenha o conteúdo mostrado na Galeria de mídias do Android!


Pronto, simples assim! ;-)

Gostou do tutorial? Ele te ajudou? Então clique nos botões "Curtir" e "+1", e compartilhe esta publicação no Facebook, pode ser que outras pessoas também a achem útil! =D