Ads 468x60px

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Gadgets.: Galaxy S6 e S6 Edge sofrem com sérios problemas de gerenciamento de memória RAM


Uma das principais especificações da nova geração da linha Galaxy S é, sem dúvida, a memória RAM. O Galaxy S6 e o S6 Edge são os únicos smartphones do mundo a serem equipados com 3 GB de memória do tipo DDR4, muito mais rápida que sua antecessora (DDR3). Diante disso, uma pessoa que adquire um aparelho desses espera nunca ter problemas de lentidão ou de programas fechando por falta de memória RAM, não é verdade? Pois é, só que está acontecendo justamente o contrário: diversos usuários estão reclamando de problemas envolvendo o gerenciamento de memória RAM dos aparelhos.

De acordo com diversos usuários do fórum XDA Developers, o consumo de memória RAM relatado pelo Android nesses aparelhos ultrapassa os 75% até quando não existe um programa aberto sequer! O usuário 'Graffiti Exploit' afirmou que a "(memória) RAM está sempre cheia mesmo quando não há aplicativos rodando" e complementou dizendo que ele consegue "utilizar o sistema multitarefa sem atualizações (de aplicativos) se for de um aplicativo para outro por poucos segundos, mas se gastar mais de um minuto o aplicativo atualiza constantemente".

Enquanto alguns culpam a Samsung dizendo que os aparelhos não prestam etc, navegando entre fóruns e espaços para desenvolvedores eu descobri que o vilão dessa história é, na verdade, o Google. O Android Lollipop 5.0.x apresenta um problema sério de gerenciamento de memória RAM, que faz com que o sistema não libere a memória utilizada por um programa mesmo quando ele não está em uso. Resumindo, a memória RAM dos aparelhos está sempre lotada porque os programas que não estão sendo utilizados pelo usuário continuam atualizando e consumindo tal memória, algo que não deveria acontecer em um sistema multitarefa padrão (a memória só deveria voltar a ser ocupada quando o aplicativo fosse acionado novamente).

A Samsung já está ciente do problema e, em um comentário na página oficial da Samsung UK no Facebook, a empresa disse o seguinte: "micro-atualizações estão em processo de serem liberadas para corrigir problemas relacionados com a performance e a estabilidade dos aparelhos, Johan! Continue verificando por elas no seu dispositivo através do menu Configurações -> Sobre o dispositivo -> Atualizações de software -> Atualizar agora".

Eu já tinha percebido esse problema no meu Galaxy S4, mas achei que era algo normal porque toda a nova versão de um sistema operacional móvel é direcionada para os novos dispositivos que são lançados no mercado. Acho que eu estava errado...


[Fonte: XDA Dev (1), XDA Dev (2), XDA Dev (3), pplware, Phone Arena, SAM Mobile, FORBES, TechRadar]

Nenhum comentário:

Postar um comentário