Ads 728x90

Últimas Notícias

Dica.: Libere espaço na memória do seu smartphone excluindo arquivos inúteis do WhatsApp!


Muitas pessoas não sabem, mas o WhatsApp mantém cópias das mídias (imagens, vídeos e áudios) enviadas pelo usuário em seu aparelho. Digamos que ele faz um backup dos arquivos como precaução, mas não precisava ser do jeito que é. Enfim, essa "precaução" do WhatsApp tem um preço e quem o paga é a memória interna do aparelho do usuário, mas não se preocupe pequeno gafanhoto: eu vou ensiná-lo a se livrar desses arquivos inúteis a fim de liberar um espacinho extra na memória.

OBS:  Este pequeno tutorial só se aplica a dispositivos Android, por enquanto (com o iOS 11, pode ser que os usuários de dispositivos da Apple finalmente consigam navegar pelo sistema de arquivos do iOS).
 
Entendendo o problema

Muitas vezes, compartilhamos um mesmo áudio, vídeo ou imagem com vários contatos ou grupos de contatos do WhatsApp, não é verdade? Pois bem, para evitar que você precise fazer o upload desse arquivo a cada vez que for enviá-lo, o WhatsApp deixa uma cópia desse arquivo armazenada no seu aparelho, ou seja, o aplicativo faz cópias de todas as mídias compartilhadas para agilizar o envio dessas mídias (e até economizar um pouco do plano de dados).
Para isso, o WhatsApp cria uma pasta de nome "SENT" (enviado, em inglês) em algumas das subpastas localizadas na pasta "MEDIA", que é o diretório principal de armazenamento de todo o conteúdo criado ou encaminhado pelo usuário. Assim, TUDO o que o usuário envia para pessoas ou grupos deixa um "rastro", faz uma cópia, no aparelho e fica armazenado nessas pastas "SENT".
Realmente, isso dá mais agilidade no compartilhamento de mídias, mas o que acontece se você não vai mais compartilhar esses arquivos? Pois é, eles ficam ocupando a memória interna do smartphone.

Apagando os arquivos inúteis

Utilizando o gerenciador de arquivos do seu aparelho, navegue até a pasta "WhatsApp", localizada na memória interna do aparelho. Em seguida, abra a pasta "Media" e localize as pastas "WhatsApp Audio", "WhatsApp Video" e "WhatsApp Images".


Dentro de cada uma dessas pastas, você encontrará uma pasta "Sent", basta excluí-las e pronto! Você acabou de liberar espaço no armazenamento interno do seu aparelho.


Caso queira liberar mais espaço ainda, acesse a pasta "WhatsApp Voice Notes", que armazena TODAS as mensagens de voz que você já enviou um dia no WhatsApp, e apague todos os arquivos, ou os que quiser, contidos nela.

Espero que tenham gostado de mais essa dica! Se curtiram, compartilhem com seus amigos! ;-)