Ads 728x90

Últimas Notícias

Dicas.: Saiba como aumentar seu FPS drasticamente no FORTNITE!


Assim como disse no post que publiquei há pouco tempo sobre como aumentar o FPS no CS:GO, enquanto fazia a review do notebook Dell Gaming, precisei testar diversos jogos para verificar o real poder de fogo do equipamento e o Fortnite foi um deles. Quando iniciei o jogo, achei que as configurações recomendadas (épica/alta) entregavam uma taxa de FPS muito baixa para o meu sistema. Decidi, então, testar algumas configurações de vídeo dentro e fora do jogo por conta própria, mas acabei me deparando com um guia mega completo na internet (ao pesquisar no Google) e peguei algumas das dicas para incorporar neste post. Eis que trago pra vocês as configurações que mais aumentaram meu FPS no jogo!

As configurações off-game que vou descrever foram feitas em uma placa de vídeo NVIDIA, mas também se aplicam a placas de vídeo AMD RADEON bastando, para isso, encontrar os itens correlatos nas configurações do Catalyst Control Center. Dito isso, prepare seu computador/notebook e vamos ao que interessa.

Configuração off-game no Windows

Antes de qualquer outra coisa, você precisa mudar seu "Plano de energia" no Windows para "Alto Desempenho". Para isso, acesse o seguinte caminho: Configurações -> Energia e Suspensão -> Configurações relacionadas -> Configurações de energia adicionais. Se o plano de alto desempenho não estiver aparecendo na lista, você vai clicar em "Criar um novo plano", no menu lateral esquerdo, e escolherá a opção "Alto Desempenho".

Pronto, vamos ao passo seguinte: o painel de controle NVIDIA. Aqui, basta copiar as minhas configurações, mas eu vou explicar o que elas fazem lá embaixo para você entender o porquê dos "valores" que eu e vários jogadores temos adotado.

Primeiramente, abra o Painel de controle da NVIDIA clicando com o botão da direita do mouse/trackpad na área de trabalho e escolhendo a opção no menu. Com o painel já aberto, escolha "Gerenciar as configurações em 3D" e ajustes os valores conforme os padrões a seguir:




Apenas uma observação: de preferência, procure utilizar a aba "Configurações do programa" para ajustar essas configurações especificamente para o CS:GO ao invés de mexer na aba de "Configurações globais", pois se algum outro jogo/programa que você costuma jogar/usar ou tiver um melhor desempenho com outras configurações padrão, esses novos valores escolhidos aqui podem impactar na performance de tal jogo/programa.

Basta escolher a aba "Configurações do programa" e selecionar o Fortnite na lista de programas instalados no seu computador que fazem uso da GPU. Se ele não estiver na lista, basta clicar em "Adicionar", navegar até a pasta onde está o arquivo executável (.exe) do Fortnite e selecioná-lo.

Para donos de placas de vídeo NVIDIA

Depois de tudo configurado, clique com o botão direito do mouse no ícone da NVIDIA que fica escondido na barra de tarefas e selecione a opção NVIDIA GeForce Experience. É muito importante que você não esqueça de realizar este passo do post, pois toda a configuração feita nos passos anteriores não adiantará de nada.


Dentro do NVIDIA GeForce Experience, provavelmente o Fortnite vai aparecer em uma lista de jogos que a NVIDIA achou na sua máquina, que estão instalados nela. Selecione o Fortnite e, na tela que se abrirá, verifique se o jogo foi "OTIMIZADO" pelo GeForce Experience. Se sim, um botão de "REVERTER" estará disponível para você (vide imagem abaixo); clique nele para que as configurações feitas anteriormente no painel de controle da NVIDIA passem a valer e não sejam sobrescritas por essas do GeForce Experience.

Configurações já revertidas
Até aqui, sem traumas certo? Então, sem preparem porque, agora, a coisa fica um pouquinho mais complicada. No entanto, não é nada de outro mundo. Lembram do tutorial mega completo que mencionei no início deste post? Pois bem, vamos utilizar alguns pedaços dele nos últimos passos das configurações off-game.

Primeiramente, baixe o pacote de FPS BOOST do Panjno, descompacte o conteúdo do arquivo para uma pasta de fácil de acesso (você vai precisar de um descompactador de arquivos .RAR, como o WINRAR ou o 7Zip) e abra a pasta que contem os arquivos descompactados. Dentro dessa pasta, abra a pasta CONFIG, selecione todos os arquivos e dê um CTRL + C (copiar). Em seguida, execute os passos das imagens abaixo:

Selecione todos os arquivos da subpasta CONFIG e os copie

Aperte a tecla Windows e digite %appdata% na caixa de busca

Clique na imagem para ampliar

Na pasta AppData -> Local -> FortniteGame -> Saved -> Config -> WindowsClient, faça um backup dos arquivos que estiverem nela (basta renomear os arquivos com um sufixo, tipo "backup", "old" etc) e cole os arquivos que você copiou do pacote de FPS BOOST pressionando CTRL + V.

OBS: Algumas pessoas relataram um ganho de FPS ao alterar a qualidade do som reproduzido pelo dispositivo de reprodução padrão do Windows. Aparentemente, a utilização do hardware para processamento do som de alta qualidade impacta na performance do processador.
Eu, particularmente, não notei diferença alguma na taxa de FPS com a alteração da qualidade do som reproduzido, mas seguem os passos caso queira tentar: clique com o botão direito do mouse no ícone de som da barra de tarefas do Windows e selecione "Abrir Configurações de som".


Na janela que se abrirá, procure pelo link "Painel de controle de som" e clique nele.


Na nova janela, encontre o dispositivo marcado como padrão, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Proopriedades"; em seguida, na caixa de seleção localizada sob o item "Formato Padrão", escolha a opção "Qualidade de CD" e clique em "Aplicar".



Ok, depois de tudo configurado no Windows, chegou a hora de executarmos as configurações dentro do jogo.

Configurações in-game

Com tudo certo fora do jogo, vamos começar a realizar as configurações no Fortnite.
Para usuários de Windows 10: antes de qualquer coisa, aperte as teclas WINDOWS + G para abrir a barra de jogos do Windows 10 (se seu Windows estiver atualizado, esse recurso está instalado e será ativado sempre que um jogo for iniciado) e ative o MODO DE JOGO.


Pronto, agora vamos às configurações do Fortnite em si. Acesse "MENU" -> "CONFIGURAÇÕES" e ajuste os valores conforme a imagem abaixo (não esqueça de clicar em "Aplicar" no canto inferior direito):


OBS: Em RESOLUÇÃO DO MONITOR, escolha sempre a resolução nativa de seu monitor; já em RESOLUÇÃO 3D, há um ganho de FPS ao deixá-la em 90%; no caso dos itens a seguir, haverá um bom aumento de FPS ao diminuir os valores para "MÉDIO", "BAIXO" ou "DESLIGADO":
  • Sombras
  • Texturas
  • Efeitos
OBS 2: Eu utilizo Textura e Efeitos no máximo porque gosto dos detalhes e meu FPS já é satisfatório para mim. Diminuir os valores desses dois atributos não influenciará em nada a sua jogabilidade e aumentará a sua taxa de FPS, portanto os valores utilizados vão depender da configuração do seu sistema e do seu gosto.

OBS 3: No caso da DISTÂNCIA DE VISÃO, o ganho de FPS será maior quanto mais próxima ela for, mas eu prefiro deixar o valor em MÉDIO porque gosto da estética do ambiente. Esse atributo não afeta a jogabilidade ou nitidez da visão do jogador com relação à inimigos distantes, apenas melhora a estética do ambiente de jogo com base na distância, ou seja, ninguém vai te ver antes no mapa por colocar valores altos nesse atributo.

Feitos os ajustes anteriores, dentro do menu de configurações acesse "AUDIO" e escolha o valor "BAIXA" no item "QUALIDADE"; clique em "Aplicar". Como a própria descrição do item já diz, um áudio de alta qualidade soa melhor, mas demanda um computador mais rápido, resumindo: possivelmente, som de alta qualidade terá impacto no FPS.


No caso do áudio, essa foi uma recomendação de vários jogadores profissionais que encontravam problemas de FPS em suas máquinas com "setups" totalmente high-end depois da atualização passada. Se você tiver um bom headset ou sistema de som, alterar o valor para "baixa" não vai impactar tanto assim na sua experiência de jogo.

Feito isso, reinicie o jogo. Pronto! Seu Fortnite está totalmente configurado e, provavelmente, seu FPS deve ter aumentado bastante! Depois que executei essas configurações no meu, não tive mais problemas de FPS.

Não esqueçam de comentar se deu certo aí com vocês, beleza? Se deu certo, espalha a notícia e compartilha o post!


[Fonte do Guia: LINK]