Ads 728x90

Últimas Notícias

Rumor: Google Chrome OS pode ser lançado em breve.

Retirado do site http://www.chrome-wallpapers.com


Em julho do ano passado, a Google tacou uma bomba no mundo Microsoft quando anunciou que estava desenvolvendo um sistema operacional baseado em seu navegador: o Google Chrome OS (codinome Chromium OS). Ele é um projeto Open Source (código aberto) e suas principais características são o desempenho, o fato de ser leve e de ter a WEB como seu principal centro, ou seja, a plataforma de desenvolvimento de programas para o Chromium OS é a WEB. Isso que dizer que qualquer aplicação baseada na WEB vai funcionar nesse sistema.


Resumindo seu funcionamento: é um Google Chrome rodando em um sistema novo de janelas em cima de um Kernel Linux. A descrição do sistema pode ser encontrada AQUI.

Pois bem. Passado o frenesi da notícia, o S.O da Google sumiu. O Android foi lançado - estava longe de ser tão poderoso quanto é hoje - e nunca mais se ouviu falar do Chromium OS. Inclusive achou-se que a Google iria descontinuar o desenvolvimento do sistema porque o principal engenheiro de arquitetura, Papakipos, trocou a Google, em julho desse ano, pelo Facebook; o próprio Papakipos anunciou em seu twitter.
Pelo jeito todas as especulações eram falsas, pois indícios fortes mostram que o sistema está prestes a ser lançado. Na verdade, tudo indica que ele será lançado na primeira quinzena de novembro. o_O



O que acontece é que comentários de Bugs na página de códigos do Google indicavam que o sistema tinha atingido o status de RC (Release Candidate - Candidato a Lançamento), e a versão indicada tem a numeração "0.9.78.1" RC 78.1 (na foto acima ainda estava na revisão ".0").  Quando esse número chegar a "1.0", indica que se obteve a versão final que provavelmente será lançada. Outro indício forte se deu no tópico de discussão de desenvolvedores do Chromium OS (que pode ser conferido na íntegra AQUI). Um dos comentários de um desenvolvedor, em resposta a outro comentário sobre uma funcionalidade específica do sistema, foi:


Comment 13 by ray...@google.com, Oct 08 (5 days ago)
We will push this after November 11.


Comentário 13 por ray...@google.com, Oct 08 (5 dias atrás)
Nós vamos empurrar isso para depois de 11 de novembro.
O mesmo desenvolvedor se refere ao dia 11 novembro em outra resposta. Ainda não dá para saber se essa data indica o lançamento, mas é provável que não fuja muito desse dia.

A pergunta é: como eles conseguiram manter o desenvolvimento em segredo? Nem na página de novidades da Google (Google New - Site com novidades da Google) tem falando a respeito do Chromium OS. O evento onde a Google apresentou o Google Chrome OS, em 2009, pode ser conferido AQUI.

A Google realmente quer dominar o mundo. Será que teremos um S.O da Google antes de 2011? É esperar para ver.