Ads 728x90

Últimas Notícias

UEFI: BIOS está com os dias contados.

Retirado do site oficial
Quem nunca ouviu falar em BIOS? Eu era criança quando vi um técnico mexendo em uma tela azul no meu Intel 486 SX (muitos vão dizer: NOOOSSAA, isso faz tempo! É, faz mesmo...). Quando perguntei para ele o que ele estava fazendo, ele me respondeu: estou configurando o BIOS do seu computador. Ok, naquele momento eu não entendi @#$* nenhuma que ele falou. Mal sabia eu que iria mexer muito naquela tela azul um dia. Cresci configurando o hardware de PCs pelo SETUP do BIOS (a tal tela azul).

Há ainda os que chamam O BIOS de A BIOS. Pois é, o BIOS é masculino! A sigla BIOS significa "Basic Input-Output System" que traduzindo fica: "Sistema Básico de Entrada-Saída" Logo, o BIOS é um sistema e a palavra "sistema" é do gênero masculino (chutei o castelinho de areia de alguns! =D).

Deixando de lado a minha história, e esclarecida toda a questão da sexualidade do BIOS, vamos ao que interessa. O BIOS nada mais é que o Firmware do computador. A lógica é os Firmwares mudarem a medida que o hardware vai evoluindo, mas não foi o que aconteceu com o BIOS. O BIOS é o Firmware padrão de inicialização de sistemas mais antigo em atuação e já é utilizado há 30 anos (uma eternidade no mundo da tecnologia).

Finalmente isso está para acabar: o UEFI veio para ficar e para substituir o tão utilizado BIOS. UEFI é a abreviação de "Unified Extensible Firmware Interface"que significa "Interface de Firmware Extensível Unificada". O UEFI é muito mais rápido que o BIOS, isso quer dizer que o processo de inicialização da máquina demorará muito menos. Quantas vezes você deixou de desligar o computador porque ele demorava muito para iniciar novamente? Era muito mais rápido hibernar, certo? Pois isso irá mudar em 2011. Ainda não sabemos quando o primeiro PC com o chip UEFI será produzido ou quando ele se tornará o chip padrão em nossas placas mães.

Mais informações sobre o funcionamento, características e funcionalidades podem sem encontradas AQUI no site oficial.

Na minha opinião, essa sim vai ser A mudança na área da informática.