UEFI: BIOS está com os dias contados.
Retirado do site oficial |
Há ainda os que chamam O BIOS de A BIOS. Pois é, o BIOS é masculino! A sigla BIOS significa "Basic Input-Output System" que traduzindo fica: "Sistema Básico de Entrada-Saída" Logo, o BIOS é um sistema e a palavra "sistema" é do gênero masculino (chutei o castelinho de areia de alguns! =D).
Deixando de lado a minha história, e esclarecida toda a questão da sexualidade do BIOS, vamos ao que interessa. O BIOS nada mais é que o Firmware do computador. A lógica é os Firmwares mudarem a medida que o hardware vai evoluindo, mas não foi o que aconteceu com o BIOS. O BIOS é o Firmware padrão de inicialização de sistemas mais antigo em atuação e já é utilizado há 30 anos (uma eternidade no mundo da tecnologia).
Finalmente isso está para acabar: o UEFI veio para ficar e para substituir o tão utilizado BIOS. UEFI é a abreviação de "Unified Extensible Firmware Interface"que significa "Interface de Firmware Extensível Unificada". O UEFI é muito mais rápido que o BIOS, isso quer dizer que o processo de inicialização da máquina demorará muito menos. Quantas vezes você deixou de desligar o computador porque ele demorava muito para iniciar novamente? Era muito mais rápido hibernar, certo? Pois isso irá mudar em 2011. Ainda não sabemos quando o primeiro PC com o chip UEFI será produzido ou quando ele se tornará o chip padrão em nossas placas mães.
Mais informações sobre o funcionamento, características e funcionalidades podem sem encontradas AQUI no site oficial.
Na minha opinião, essa sim vai ser A mudança na área da informática.