Ads 728x90

Últimas Notícias

Comparativo: Nvidia Tri-SLI vs AMD Radeon Tri-CrossFire


Se ter duas placas de vídeo GeForce GTX 570 ou duas Radeon HD6950 (2GB) já é bom, imaginem TRÊS! O pessoal do site Toms Hardware decidiu fazer um comparativo completo de desempenho entre os sistemas Tri-SLI e Tri-CrossFire. Quem sabe um pouco sobre componentes de computador, ao pesquisar sobre qual placa mãe e/ou placa de vídeo comprar observa se elas são compatíveis com as tecnologias SLI ou/e CrossFire. Para quem não sabe do que estou falando, vou explicar: SLI e CrossFire são tecnologias criadas pela Nvidia e pela AMD, respectivamente, que permitem a ligação de até três placas de vídeo iguais, fazendo-as funcionar como uma única placa e aumentando muito o poder de processamento gráfico do sistema.

Para utilizar o recurso de interligar placas de vídeo, é necessário que a placa de vídeo e a placa-mãe sejam compatíveis com o SLI e/ou CrossFire. Existem placas-mãe que são compatíveis com as duas tecnologias, mas a grande maioria das placas é compátivel com apenas uma delas. Portanto, se a pessoa quiser ligar duas placas de vídeo AMD Radeon, precisará verificar se a placa-mãe é compatível com a tecnologia CrossFire; agora, se ela quiser ligar duas placas de vídeo Nvidia GeForce, precisará verificar se a placa-mãe é compatível com a tecnologia SLI.

Despois de explicadas as tecnologias, voltemos ao post. Embora as pessoas tenham uma certa atração em comprar placas-mãe que possuam três slots PCI-Express, dando assim suporte à instalação de três placas de vídeo iguais, é bem raro alguém usar os três slots de fato (eu mesmo não conheço uma única pessoa). Geralmente, pessoas normais possuem apenas uma placa de vídeo e as fanáticas por jogos possuem SLI ou CrossFire de duas placas de vídeo, o que nos deixa sem parâmetros de comparação entre o Tri-SLI e o Tri-CrossFire. O site Tom's Hardware fez um teste com os dois sistemas e o resultado não poderia ter sido outro: animal!




Sistema utilizado no teste
  • Processador: Intel Core i7-2600K (Sandy Bridge) LGA 1155 de 3.40-3.80 GHz
  • Placa mãe: ASUS P8P67 WS Revolution LGA 1155
  • Memória RAM: Kingston KHX2133C9D3T1K2/4GX: 2 x 2 GB, DDR3-2133
  • HDD: Western Digital WD1002FBYS de 1 TB
  • Placas de vídeo Nvidia: GeForce GTX 570 de 1280 MB GDDR5-3800(Asus ENGTX570/2DI/1280MD5)
  • Placas de vídeo AMD: Radeon HD6950 de 2GB GDDR5-5000 (XFX HD-695A-CNFC)
  • Fonte: OCZ-Z1000M 1000 Watts Modular, ATX12V v2.2, EPS12V, 80 PLUS Gold
  • S.O: Microsoft Windows 7 Ultimate 64-bit
  • Drivers GeForce: GeForce/Ion 266.58
  • Drivers Radeon: AMD Catalyst 11.1
  • Chipset: Intel INF 9.2.0.1019
Observações:
Para minimizar o efeito gargalo, que limita o desempenho gráfico, foi feito um overclock no processador aumentando sua frequência de clock (de 3,40 - 3,80 GHz) para 4 GHz a 1,25 V. O conjunto de memórias RAM DDR3 foram configuradas com clock de 1600 MHz e CAS 7-7-7-21 a 1.60 V; o HDD possui 32 MB de memória Cache, conexão do tipo SATA de 3Gb/s e funciona a 7200 rpm; as GeForce GTX 570 possuem chip Fermi GF110 e seus clocks foram mantidos em 742 MHz; as Radeon HD 6950 possuem chip Cayman e seus clocks fora mantidos em 800 MHz.

Observações 2:
Para este teste foram utilizados o software de Benchmark 3DMARK 11, onde será medido o score obtido pelas GPUs, e os jogos Alien vs Predador, Crysis, F1 2010, Just Cause 2 e S.T.A.L.K.E.R.: Call of Pripyat, onde será considerada a quantidade de FPS. A barra azul, dos quadros comparativos, significa que não foi usado o recurso anti-aliasing e a barra verde significa que ele foi usado. As resoluções consideradas para os jogos foram 1680x1050, 1920x1080 e 2560x1600, e em quase todos os subtestes foram utilizadas as configurações gráficas máximas disponíveis nos programas.

Se preparem, fãs da Nvidia e da AMD, pois as coisas estão prestes a ficar quentes! Vamos ao teste!


1. 3DMARK 11

Aqui a Nvidia saiu na frente da AMD. Apesar dos resultados estarem muito próximos uns dos outros, a solução SLI pontuou mais que a CrossFire. Como vocês podem ver no terceiro quadro, em uma situação de estresse extremo o SLI e o CrossFire tiveram quase a mesma pontuação, havendo apenas um pequeno sobressalto do SLI. No entanto, esse é só o primeiro teste e muitas águas ainda vão rolar.




2. Alien vs Predador

Em todas as resoluções consideradas o SLI foi bem superior ao CrossFire. Na resolução mais alta, a solução da Nvidia possui um ganho de mais de 30 FPS em relação à solução da AMD, colocando as GeForces ainda mais na frente nessa briga.




3. Crysis

Desenvolvido com a Cry Engine, o jogo Crysis é o terror dos benchmarks. Não faço idéia em onde Crytek (desenvolvedora do jogo) errou, mas é fato que ela errou e esse erro deixou o jogo extremamente pesado. Olhando para os gráficos, mais uma vez vemos que o SLI bateu o CrossFire em todas as resoluções e teve um ganho de 10 FPS na resolução máxima. 3x0 para o SLI.




4. F1 2010

Finalmente o CrossFire começou a reagir. Apesar de nas resoluções mais baixas o ganho ter sido de menos de 10 FPS, na resolução máxima considerada o ganho do CrossFire sobre o SLI foi de quase 20 FPS (considerando a barra azul).




5. Just Cause 2

Mais um ponto para o CrossFire. Assim como o SLI bateu o CrossFire no jogo Alien vs Predador, o CrossFire bateu o SLI no Just Cause 2. A solução da AMD se mostrou muito superior à solução da Nvidia, refletindo em um ganho de quase 20 FPS na resolução máxima. Não perca as contas: SLI 3 x 2 CrossFire.





6. S.T.A.L.K.E.R.: Call Of Pripyat

É, realmente a AMD não estava de brincadeira quando decidiu lançar a série HD 69XX da AMD Radeon. Aqui a solução da AMD se mostrou muito, mas muito mesmo, superior à da Nvidia. Se na resolução mais baixa o ganho já era algo a ser considerado, cerca de 27 FPS, na resolução máxima então nem se fala. O ganho do CrossFire sobre o SLI foi de mais de 30 FPS! Essa valeu um ponto e meio, não acham?





 7. Diferença da média dos desempenhos

Nas resoluções de 1650x1050 e 1920x1080, uma única placa de vídeo Radeon HD6950 é relativamente mais fraca que uma GeForce GTX 570, mas a seperioridade da solução CrossFire, quando utilizando duas placas de vídeo, permite à Radeon HD6950 chegar próxima à GeForce GTX 570. Portanto, se você pretende jogar nessas resoluções o melhor custo x benefício é comprar a Radeon HD6950 pois ela é mais barata que a GeForce GTX 570 (cerca de US$ 40-50 por placa).

O que de fato nos interessa é o assunto principal do post: Tri-SLI e Tri-CrossFire na resolução máxima considerada. Devo dizer que o CrossFire mostrou sua superioridade em relação ao SLI. Como vocês podem ver no terceiro quadro, o ganho médio de FPS, considerando todos os jogos analisados, é de quase 15 FPS.




8. Desempenho Multi-GPU

Será que duas placas em SLI ou CrossFire possuem o dobro do desempenho de uma única placa? E três delas, possuem quantos porcento a mais de desempenho? Aqui vocês poderão ter uma noção da superioridade do CrossFire frente ao SLI. Como vocês podem ver no terceiro quadro, o Dual-CrossFire possui um desempenho 92% maior que uma única Radeon HD 6950, e o Tri-CrossFire 130%. Já o Dual-SLI possui um desempenho 63% maior que uma única GeForce GTX 570, e o Tri-SLI 99%.




9. Consumo, temperatura e eficiência

Com relação ao consumo, o Tri-CrossFire consome apenas 538 W contra 684 W do Tri-SLI; as placas da AMD esquentam menos que as da Nvidia, com as temperaturas chegando a 57º no Tri-CrossFire e 62º no Tri-SLI. Em se tratando de eficiência, o Tri-SLI perde feio para o Tri-CrossFire ficando com porcentagem negativa.






Veredicto:
O Tri-CrossFire deixou o Tri-SLI no chinelo. Além de ser a opção mais barata, foi a que apresentou maiores desempenho e rendimento, e menor consumo de energia. Caso você ainda não tenha comprado seus componentes, e não possua um Kit Nvidia 3D Vision, vale a pena considerar a AMD. Se você é fã da Nvidia, também vale a pena considerar a AMD. Eu, PsychoTon, gosto muito da Nvidia, mas nesse veredicto eu estou sendo imparcial.

Já decidiu qual placa irá pegar? Gostou do post? Clique no botão "Like" ali embaixo e compartilhe o post, pois pode ser que outras pessoas também o achem útil. =D


[Fonte: Tom's Hardware, Engadget]