Ads 728x90

Últimas Notícias

Google desenvolve sistema que faz carro dirigir sozinho! [Vídeo]

Carros que dirigem sozinhos não são, de fato, uma novidade, mas a forma como o Google implementou o sistema - capaz de realizar tal façanha - sim. Segundo um post no blog oficial da Google, Larry e Sergey criaram o Google com o intuito de ajudar a resolver grandes problemas (da humanidade) utilizando a tecnologia. No momento eles estão trabalhando em um desses problemas: a segurança e a eficiência de um carro.

O Google tem trabalhado (e aperfeiçoado) na tecnologia que permite aos carros dirigem sozinhos. O que isso tem a ver com segurança e eficiência? Tudo! Principalmente nas situações inusitadas onde o reflexo do motorista é exigido ao máximo. Com essa tecnologia, em caso do motorista perder parcialmente o controle do carro, o sistema será capaz de controlar a situação através das mudanças de marcha e rotação do motor, controle de frenagem e de direção. O projeto não tem a intenção de substituir o motorista e sim de ajudá-lo.

O sistema do Google funciona da seguinte forma: os carros possuem câmeras de vídeo, sensores de radar e um scanner laser, que cobre um bom perímetro, capaz de "enxergar" obstáculos e outros carros na pista, bem como os mapas detalhados (coletados com veículos tripulados) para a navegação na estrada. Segundo o mesmo post citado no primeiro parágrafo, "Isso tudo tem sido possível devido aos Data Centers do Google, os quais são capazes de processar a imensa quantidade de informações obtidas por nossos carros ao mapearem o terreno".

Vejam os vídeos abaixo e se surpreendam (estão em inglês):







Os carros equipados com esse sistema estão sendo testados em trajetos que vão do campus Mointain View, da própria Google, até o escritório da empresa, que fica em Santa Mônica. De acordo com o Google, os carros andaram pela Lombard Street, cruzaram a ponte Golden Gate, passaram pela auto-estrada da costa do pacífico e deram a volta inteira no lago Tahoe. Os carros ainda são tripulados por um técnico, pois os carros ainda estão em fase de testes. Ao todo, os carros do Google já "dirigiram" mais 140.000 milhas, o que corresponde a 240.000 km aproximadamente.

Um projero ambicioso que pode salvar milhares de vidas no trânsito do mundo inteiro.


[Fonte: Google]