Ads 468x60px

terça-feira, 22 de março de 2011

Ubuntu Linux rodando no tablet Motorola Xoom! [Vídeo]


Quando o tablet Motorola Xoom foi apresentado na CES 2011, todos ficaram impressionados com seu potencial. Ele se mostrou inferior ao iPad 2 em testes de benchmark, mas o dispositivo da Apple é capaz de rodar o Ubuntu Linux? Coisas mágicas acontecem a dispositivos quando se consegue ter acesso de super usuário (root) em seus sistemas, e foi justamente o que aconteceu com o Motorola Xoom.

Thomas Sohmers foi o autor da façanha. Ele ainda não conseguiu rodar o Ubuntu como S.O principal do dispositivo, assim como o Android Honeycomb 3.0, mas conseguiu executá-lo em uma espécie de máquina virtual que roda sobre o Android; para isso é utilizado o software VNC. Ele obteve êxito depois de desbloquear o dispositivo e obter acesso como root no sistema.



Pelo fato do sistema rodar em uma máquina virtual, ele fica um bocado lento e sofre de pequenos Delays ao longo de sua execução. No entanto, podemos perceber que, com um pouco mais de trabalho, será possível instalar o Ubuntu Linux (e outras distros Linux) no Motorola Xoom em dual-boot.

As instruções de instalação podem ser encontradas no blog de Thomas Sohmers e é necessário que se tenha uma versão mais antiga do Ubuntu, a 9.10 por exemplo, compatível com processadores ARM.


[Fonte: Tecnoblog]

Nenhum comentário:

Postar um comentário