Ads 468x60px

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Paraplégico volta a andar graças a implante espinhal

All rights reserved to Medicalxpress
É fato inegável que a cada dia os avanços na área da tecnologia nos surpreendem mais e mais, sejam eles nos campos do entretenimento, da informática ou no da ciência. E uma prova viva disso foi o anúncio, dado por neurocientistas da universidade de Louisville, de que um jovem paraplégico de 25 anos, o qual perdeu os movimentos dos membros inferiores - no ano de 2006 - após ser atropelado por um carro em alta velocidade, já é capaz de ficar de pé sozinho por mais de quatro minutos e dar alguns passos com a ajuda de um suporte especial; tudo isso graças a um implante espinhal.

O funcionamento do implante é bem simples: ele emite pequenos pulsos elétricos que visam replicar os sinais, enviados pelo cérebro, responsáveis por coordenar os movimentos dos membros. Antes de receber o implante em 2009, o jovem Rob Summers viveu uma rotina de fisioterapia (sempre usando o suporte especial) extremamente cansativa durante dois anos. Os cientistas que desenvolveram o estimulante eletrônico (neurocientistas da Universidade de Louisville, UCLA e Cal Tech) disseram que o dispositivo ainda precisa ser testado em mais indivíduos antes de se chegar a uma conclusão sobre a real eficácia dele.

Summers disse: "Esse procedimento mudou minha vida completamente,".  Depois completou: "Ser capaz de pegar meu pé e dar uma passo novamente é inacreditável, mas além disso tudo a minha sensação de bem-estar tem mudado." Nós somente podemos imaginar o que ele está sentindo.


[Fonte: Engadget, Universidade de Louisville, Medicalxpress]

Nenhum comentário:

Postar um comentário