Ads 728x90

Últimas Notícias

Atualização de segurança para Mac OS X barra o malware MacDefender (ATUALIZADO)

Há poucos dias publicamos uma notícia a respeito de uma nova variante do malware MacDefender, chamada de MacGuard. Conforme falamos naquele post, a Apple prometeu que uma solução de segurança seria lançada em breve e que ela impediria o malware de ser executado e instalado nas máquinas. Pois a Apple cumpriu o prometido e uma atualização que barra a ameaça já está disponível para download.

A atualização de segurança, catalogada como 2011-003 e disponível para o Mac OS X 10.6, também remove o malware da máquina caso ela já tenha sido infectada. Os usuários que tiveram suas máquinas infectadas receberão uma mensagem do sistema, na próxima vez que logarem com uma conta de administrador, dizendo que o MacDefender foi removido.
Essa atualização, na verdade, adiciona o malware MacDefender à lista de ameaças conhecidas e integra ações de remoção do "vírus" à proteção contra malwares presente nos sistemas Mac OS X desde 2009. Segundo a própria Apple, essa lista de ameaças conhecidas será auto-alimentada através de um processo que rodará em background. Segue um trecho da publicação da empresa que explica o funcionamento da atualização:
A Apple mantém uma lista de softwares maliciosos conhecidos que é utilizada durante a verificação de donwload seguro para determinar se o arquivo contém ou não um software malicioso. Tal lista é armazenada localmente e com a atualização de segurança 2011-003 ela é atualizada diariamente por um processo que roda em background.
A Apple recomenda que os usuários de Mac OS X 10.6 baixem a atualização, através do "Apple Software Update" ou da página de suporte, o mais rápido possível! Mais informações sobre a atualização podem ser obtidas AQUI e AQUI.


[Fonte: Redmond Pie, Engadget]
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atualização:

Horas depois da Apple lançar a atualização 2011-003, os desenvolvedores do lado obscuro da força também atualizaram o MacDefender e agora uma nova variante do malware já está disponível na internet e é capaz de contornar a solução de segurança da grande maçã branca. Essa nova variação do MacDefender funciona da mesma forma que a anterior, no entanto a solução da Apple não consegue removê-la.

As recomendações são baixar a atualização 2011-003, tomar cuidado ao baixar arquivos, lembrar que bons serviços de varredura contra vírus (antivirus scan) são feitos através de programas instalados no sistema e não daqueles que rodam em navegadores, e se algum aplicativo inexplicavelmente aparecer na tela de seu Mac OS X, não digite quaisquer informações.


[Fonte: Redmond Pie]