Tutorial.: Jailbreak untethered do iOS 5.0.1 via Absinthe (ATUALIZADO 2X)
Demorou, mas ele já está entre nós! O procedimento de jailbreak untethered do iOS 5.0.1 rodando em dispositivos equipados com o processador A5, agora já é possível graças a uma ferramenta chamada GreenPois0n Absinthe. Ela foi liberada oficialmente no dia 20/01, mas na ocasião apenas a versão para Mac OS estava disponível. Ontem foi liberada também a versão para Windows, do GreenPois0n Absinthe, com a promessa de que uma versão para Linux será lançada em breve. Ansiosos? Então vamos ao tutorial!
Para este tutorial você vai precisar:
iTunes 10.5 - Download
GreenPois0n Absinthe 0.3
iOS 5.0.1
Depois de ter baixado (e instalado) o iTunes 10.5, o GreenPois0n Absinthe
Versão para Windows
1º Passo:
Faça um backup do seu dispositivo no iTunes, para o caso de alguma coisa dar errado durante o procedimento, extraia o conteúdo do arquivo .ZIP do Absinthe para uma pasta qualquer e execute o arquivo "absinthe.exe" (execute como administrador se estiver usando o Windows).
2º Passo:
Conecte seu dispositivo no computador (ou notebook) e o Absinthe irá reconhecê-lo automaticamente. Caso o bloqueio por senha esteja ativado em seu dispositivo, o Absinthe apresentará uma mensagem de erro solicitando a desativação da função. Para isso, acesse o caminho Ajustes --> Geral --> Bloqueio por código --> Desativar código. Feito isso, desconecte seu dispositivo, execute o Absinthe novamente e conecte o dispositivo ao computador (ou notebook) mais uma vez.
Reconhecido o dispositivo e a versão do iOS, clique no botão "Jailbreak" e espere o término do procedimento. Não há a necessidade de desligar o dispositivo e muito menos de colocá-lo em modo DFU. Durante o processo, parecerá que seu dispositivo está restaurando um backup do iTunes e o Absinthe o avisará que isto é normal, portanto não se desespere.
Quando o procedimento estiver quase concluído, a mensagem "Almost Done - Just unlock the screen if necessary, then tap the 'jailbreak' icon to finish (It might be on a different homescreen, so don't give up looking!)" aparecerá na tela (veja nas imagens abaixo). Quando isso acontecer, procure o ícone do Absinthe no seu dispositivo e o execute.
3º Passo:
Depois de executar o aplicativo do Absinthe, é só esperar ele terminar o seu trabalho e pronto! Seu dispositivo reiniciará e o Cydia já estará lá!
Versão para Linux (Ubuntu ou distros com APT)
O pacote .TAR.GZ do Absinthe, disponibilizado pelo Chronic Dev-Team, já possui um arquivo executável através do terminal o qual é standalone, ou seja, não há a necessidade de se utilizar os comandos ./configure, make ou make install (até porque o Absinthe não é um programa que precisa ser instalado no computador).
Para rodar o Absinthe no Linux, primeiramente você vai precisar instalar uma biblioteca, caso ela já não esteja instalada no seu S.O, e depois basta executá-lo, através do terminal, como qualquer programa para Linux. Para isso, siga as instruções a seguir:
1º Passo:
Abra o terminal, acesse a pasta onde o pacote .TAR.GZ do Absinthe foi baixado e descompacte os arquivos do pacote utilizando o comando "sudo tar -xvzf absinthe-linux.0.3.tar.gz". Em seguida, procure e depois instale a biblioteca libssl0.9.8 utilizando os comandos "sudo apt-cache search libssl" e "sudo apt-get install libssl0.9.8".
2º Passo:
Depois de extraídos os arquivos e instalada a biblioteca libssl0.9.8, acesse a pasta para onde os arquivos foram extraídos e execute o Absinthe utilizando o comando "./absinthe". Depois que o Absinthe estiver rodando, basta seguir o tutorial da versão para Windows a partir do 2º Passo.
Gostou do tutorial? Ele te ajudou? Então clique no botão curtir do Facebook e compartilhe o post, pode ser que outras pessoas também o achem útil. =D
Ah, não esqueçam de comentar o post dizendo o que acharam do nosso tutorial, ok? Só assim podemos saber se precisamos melhorar ou não.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atualização:
Agora os usuários de Linux, como eu, não mais precisarão de um computador com Windows ou Mac OS para fazerem o jailbreak em seus iPhones 4S ou iPads 2, pois conforme prometido pelo Chronic Dev-Team, foi liberada - nesta madrugada - a versão para Linux da ferramenta GreenPois0n Absinthe. O link direto para download já foi incluído no início do post. Além disso, a ferramenta foi atualizada para a versão 0.3 e eu já alterei os links para o download da nova versão.
[Fonte: GreenPois0n]
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atualização 2:
Adicionei ao tutorial o passo-a-passo da versão para Linux.