Ads 468x60px

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Tutorial.: Solucionando problemas de permissão durante a instalação, atualização ou remoção do iTunes!


Diversos usuários do iTunes e do QuickTime, incluindo eu, têm enfrentado problemas ao tentarem atualizar (ou até mesmo remover) os referidos programas em suas máquinas. Durante o processo de atualização, tanto pelo utilitário da Apple (Apple Software Update) quanto pelo instalador padrão, aparecem caixas com mensagens de erro dizendo que o instalador não pode continuar devido a problemas de permissão com algumas chaves (keys) específicas do registro do Windows. Este tutorial visa ajudá-los a corrigir o problema mencionado.

- Entendendo as saídas de erro

O problema acontece porque os pacotes de instalação do iTunes e do QuickTime, gerenciados pelo Windows Installer, não conseguem atualizar as entradas do registro do Windows, necessárias para a conclusão do processo de instalação e/ou remoção dos softwares da Apple, devido às categorias de permissões concedidas aos grupos de usuários da máquina.

- Descrição dos erros

O usuário se depara com as seguintes mensagens:

Could not open key:
UNKNOWN\Installer\Products\9B00314CD581E574FBCE93FE37F2911B\SourceList\Media.
Verify that you have sufficient access to that key, or contact your support personnel.


Could not open key:
UNKNOWN\Installer\Products\436345e052e7f8b4d8b57988e0e50588\SourceList\Media.
Verify that you have sufficient access to that key, or contact your support personnel.


Could not open key:
UNKNOWN\Installer\Products\79755181E2FE9964A961EF87C7C401BD\SourceList\Media.
Verify that you have sufficient access to that key, or contact your support personnel.

OBS: No meu caso, apenas essas três chaves acima deram problema, mas isto pode variar de máquina para máquina.

Agora que vocês já sabem mais ou menos as questões que causam os erros durante o processo de atualização/instalação, chegou a hora de corrigí-las. Para isso, será necessário alterar as permissões de algumas "chaves" (keys) do registro do Windows, na mão, para que o Windows Installer seja capaz de atualizar as entradas utilizadas pelo iTunes e pelo QuickTime.

1º Passo

Inicie o instalador do iTunes/QuickTime. Quando aparecer a pop-up com a mensagem de erro "Could not open key", anote a sequência de caracteres que aparece entre as barras localizadas depois da palavra "Products" e antes da palavra "Source" (conforme destaquei em vermelho lá em cima). NÃO CANCELE a instalação, deixe que ela prossiga e caso apareça outra pop-up contendo uma chave diferente da que você já anotou, anote-a também.

2º Passo

Abra o menu iniciar, clique no botão "Executar", digite "regedit" (sem aspas) e pressione a tecla "Enter". O editor do registro do Windows irá se abrir; nesta tela, procure pelas chaves que estão com problemas de permissão através do menu  Editar -> Localizar. Procure uma de cada vez, pois elas possuem mais de uma entrada no registro e será necessário alterar as permissões de uma a uma. Desmarque as caixas "Valores" e "Dados", deixando apenas a caixa "Chaves" marcada. Utilize a tecla F3 para procurar pela próxima ocorrência (poupa um bom trabalho).






3º Passo

Localizada a chave, acesse o menu Editar -> Permissões, selecione o grupo "Todos" (caso ele não exista, crie um clicando no botão "Adicionar..."), marque a caixa "Permitir" localizada na linha "Controle Total", dando assim permissão de leitura e escrita para o grupo, e clique no botão "Aplicar"; faça a mesma coisa com o grupo "Administradores".



Feito isso, clique no botão "Avançadas", que fica logo abaixo da caixa de diálogo "Permissões para <grupo>", e na janela que se abrirá - "Configurações de Segurança Avançadas" -, acesse a aba "Permissões", selecione a linha com nome "Todos", marque a caixa "Substituir todas as permissões de objetos filhos por permissões herdadas deste objeto" e clique no botão "Aplicar"; repita o procedimento para a linha com nome "Administradores". Depois acesse a aba "Proprietário", selecione o nome "Administradores" na caixa de diálogo "Alterar o proprietário para:", marque a caixa "Substituir o proprietário em subcontêineres e objetos" e clique novamente no botão "Aplicar"; repita o procedimento para o "Usuário" da máquina.




Depois de resolvidas todas as questões de permissão das chaves problemáticas, o instalador do iTunes/QuickTime deve prosseguir com a instalação/atualização/remoção normalmente.

E aí, gostou do tutorial? Ele te ajudou? Então clique nos botões "Curtir" e "+1", e compartilhe esta publicação, pode ser que outras pessoas também a achem útil! =D

Ah, não esqueça de comentar se este tutorial funcionou para você!


[Fonte: Apple Support]

59 comentários:

  1. muito bom... resolveu meu problema. Obrigado... Sei que a culpa é da permissão negada pelo windows aos softwares da apple... mas cada vez mais detesto coisas da apple.

    ResponderExcluir
  2. Bianca R. Magalhães17 de abril de 2012 00:42

    muito obrigada pelo tutorial! super bem explicado, consegui resolver o meu problema e finalmente instalei a última versão do iTunes. Só que deu muuuuito trabalho alterar os registros... rs   abs

    ResponderExcluir
  3.  De nada, Rafael! Eu também tenho diversas ressalvas às políticas de restrição e isolamento da Apple, mas não adianta falar porque os caras não vão mudar.

    ResponderExcluir
  4. De nada, Bianca! Nossa, realmente é uma trabalheira lascada! hehehehehehe. Quando estava resolvendo o problema no meu PC, antes de fazer o tutorial, eu só pensava em quando iria terminar de alterar as permissões! hahahahahaha

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Vecchiato Wilson14 de maio de 2012 13:54

    tutorial super legal, mas não funcionou. Quando marco a opção "substituir todas as permissões de objetos filhos...' vem BOX com uma mensagem perguntando se desejo continuar, digo que SIM e o box desaparece,  mas não permanece marcada a opção desejada.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, Wilson! Primeiramente agradeço pelos elogios. Ah, isso é normal; a caixa volta a ficar desmarcada mesmo, mas as alterações já foram feitas! Tentou executar o instalador do iTunes/Quicktime novamente para ver o que acontece? ;)

    ResponderExcluir
  7. Show.. me salvou aqui...obrigadão!!!

    ResponderExcluir
  8. Fico em feliz em poder ajudar, Jairot! Que bom que deu certo para você! ;-)

    ResponderExcluir
  9. Romulo akio tanaka10 de junho de 2012 23:32

    Esse tutorial me ajudou,mas para que desse certo eu me inclui na lista de permissões de controle total de todas as pasta hkey,porque eu axo q por causa do windows ser xp é um poko diferente do tutorial...E o meu problema era instala o .net framework 3.5 sp1,pq depois de uma saga na net tentando descobrir como corrigir o erro q acontecia durante a instalação,eu percebi que esse erro do tutorial ai em cima,era o mesmo q tava dando no meu adobe reader 9,google drive e no .net framework 2.0 sp1(que o windows desinstala e substitui pelo .net framework 2.0 sp2,.net framework 3.0 sp2,.net framework 3.5 sp1),esse erro aparecia no adicionar e remover programas...

    ResponderExcluir
  10. Você está certo, Rômulo! O problema descrito por você acontece até com certa frequencia no Windows XP e para resolvê-lo é necessário adicionar um usuário comum na lista de permissões, fora do grupo de administradores, e permitir controle total a ele.

    ResponderExcluir
  11. Valeu cara, eu tinha tentado algo semelhante, mas na hora de aplicar ele dizia que não tinha permissão, mas deste modo aqui, deu certo...

    ResponderExcluir
  12. Que bom que deu certo para você, Lucas! Fico feliz em ter ajudado. ;-)
    Ah, e continue acompanhando o blog e nossos tutoriais. xD

    ResponderExcluir
  13. Nossa, muito obrigado! Eu estava tentando desinstalar o Sony Vegas Pro 11 (64), mas dava esse erro. Consegui resolver o problema no 32bit, mas o 64 não permitia acesso de modo algum e com esse tuto deu certo!! Valew mesmo!

    ResponderExcluir
  14. Agradeço o seu feedback, Drikko! Que bom que funcionou para você!
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Não funcionou!!!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, Bruna! Você estava logada como "administrador" do sistema? A conta de usuário que vocês está usando é do tipo "administrador" ou não? Lembre-se que você precisa de permissão para poder fazer alterações no registro. Caso esteja usando uma conta de administrador, pode ser que seu computador esteja infectado com algum malware (vírus) que impede a alteração de certas entradas no registro.

    ResponderExcluir
  17. Olá Éverton,


    Muito obrigado! Fazia tempo que estava com problemas aqui.


    Sucesso!


    Valeu.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, Rodrigo! Não precisa agradecer, meu amigo, fico feliz em ter te ajudado! ;-)


    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Mesmo utilizando o Win 7 Home Premium, só consegui resolver o problema utilizando essa dica de acrescentar meu usuário. Valeu, Tanaka e Éverton.
    Isso aqui "salvou minha pátria".
    []'s

    ResponderExcluir
  20. Pois é, Adriano, descobri que isso também acontece no Win 7, apesar de ser com menos frequência. O importante mesmo é que conseguimos te ajudar e a dica funcionou para você! :-)
    []'s

    ResponderExcluir
  21. Obrigado pelo tutorial. Resolveu meu problema! Parabens.

    ResponderExcluir
  22. Que bom que te ajudou, Agostinho! Muito obrigado pelo feedback, companheiro! ;-)

    ResponderExcluir
  23. /fiz tudo isso ,mas mesmo assim continuou dando o mesmo problema pra instalar o itunes, tinham 3 chaves para corrigir, uma deu certo as outras dois deu a seguinte mensagem na ultima etapa do procedimento "O editor do Registro não pode definir o proprietario na chave atualmente selecionada ou em algumas de suas subchaves" depois na hora de instalar o itunes deus os meus problemas até na chave que deu pra modificar. Não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  24. Quando marco as caixas, no ultimo passo, elas se desmarcam automaticamente quando clico em aplicar ou ok, e não consigo resolver o problema. O que fazer?

    ResponderExcluir
  25. Já estava em desespero pq procurava solução e nada. Até que encontrei seu site e foi o que me salvou. Usei o tutorial para outro aplicativo e deu certinho. Muuuito obrigada!! Vc é o cara!

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde, Regis! Peço desculpas na demora em responder, mas não recebi a notificação do seu comentário. Você estava logado como "administrador" do sistema, certo? Caso esteja usando uma conta de administrador, pode ser que seu computador esteja infectado com algum malware (vírus) que impede a alteração de certas entradas no registro. Outra possibilidade é a de que o registro esteja com muito "lixo" e isso impede que o sistema trabalhe as alterações corretamente. Utilize o programa MARCOS VELASCO REG CLEAN (gratuito) para fazer uma limpeza do registro, reinicie seu computador e depois tente realizar os procedimentos descritos neste tutorial, novamente.

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde, Douglas! A caixa se desmarca automaticamente mesmo, não se preocupe! Antes de qualquer coisa, faça uma limpeza no registro do seu Windows com o programa MARCOS VELASCO REG CLEAN. Eu recomendo esse programa porque ele é muito bom e é gratuito. Depois disso, reinicie seu computador e tente os procedimentos, aqui descritos, novamente! ;-)

    ResponderExcluir
  28. Muito obrigado, Deborah, que bom que consegui te ajudar! É justamente isso que nos motiva a continuar com o nosso trabalho aqui no RN! ;-)

    ResponderExcluir
  29. Valeu!! Tava tentando atualizar o Xsplit mas tava dando esse problema. Fiz o passo-a-passo aqui e agora deu certinho!

    ResponderExcluir
  30. Show de bola, Frederico! Que bom que o tutorial funcionou para você! ;-)

    ResponderExcluir
  31. No meu MENU INICIAR nao existe a opção EXECUTAR

    ResponderExcluir
  32. Boa noite, Cris! Digite a palavra "Executar" (ou "Run") na caixa de pesquisa do Menu Iniciar, onde aparece a inscrição "Pesquisar programas e arquivos", e aperte "Enter", ou simplesmente digite a palavra "Regedit" que uma ocorrência irá aparecer no topo da caixa de resultados. ;-)

    ResponderExcluir
  33. o meu aparece outro erro:( HRESULT: 0X8007054F ) JÁ FIZ DE TUDO PARA TENTAR INSTALAR O ITUNES, MAS DA ESSE ERRO SEMPRE!

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde, Rafael! Tem como você colocar a saída de erro completa para que eu possa tentar te ajudar? ;-)

    ResponderExcluir
  35. PRezados estou com um problema parecido com o postado ja fiz varias vezes o indicado acima e nao da resultado, o itnes noa finaliza a instalação veja o indica unknown/installer/products/9c02de9251e59694299752fb73723aad
    se puder ajudar agradeço . Izaias

    ResponderExcluir
  36. Encontrei uma possível solução para esse problema. Vou testar em uma outra máquina e se der certo eu te aviso, beleza? =D

    ResponderExcluir
  37. Bom dia, Izaias! Só aparece isso na saída de erro ou aparece mais alguma coisa? Tem como você me mandar a saída de erro completa? Abraços

    ResponderExcluir
  38. Cara, bom demais, funcionou. Parabéns

    ResponderExcluir
  39. Obrigado, Nylon, bom saber que o tutorial te ajudou! ;-)

    ResponderExcluir
  40. Ainda tenho um problema,o tutorial me ajudou a resolver o defeito de duas chaves, mas a terceira e última continua com problema, impedindo de instalar o iTunes, aparece o seguinte:
    "Não foi possível abrir a chave:
    UNKNOWN\Installer\Products\A7C59996A26009A44AFDC82298D55F22\SourceList\Media. Verifique se você tem acesso suficiente a essa chave ou entre em contato com a equipe de suporte".
    Já tentei de tudo repeti o procedimento mais de 3 vezes, reiniciei o computador, mas essa caixa de erro continua aparecendo. Se puder ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
  41. Boa noite amigo,

    Estou a tempos tentando fazer o procedimento que você postou tanto pra desinstalar o itunes como pra desinstalar as atualizações e o suport do itunes porém no momento em que vou aplicar a mudança nas permissões da uma menssagem de acesso negado. Tentei instalar o itunes mais recente por cima do outro mas também não consegui. Utilizei o mvregclean conforme orientou e reiniciei e refiz a operação e continuou da mesma forma. Quando entro no regedit e vou mudar as permissões não existe nenhum usuário então tenho que incluir, vou em avançado e incluo administradores e todos e faço o restante igual mas continua dando a mesma menssagem de acesso negado. Abaixo estão todas as chaves que estão ndando erro. Se puder me ajudar ficarei muito grato.

    Desde já agradeço!

    HKEY_CLASSES_ROOT\Installer\Products\46B5A9879DD95AB419A50FCFA0B1B7EF

    HKEY_CLASSES_ROOT\Installer\Products\8E6FBD7B71D04EB458B3CA6DFEDBA4F1

    HKEY_CLASSES_ROOT\Installer\Products\2E666343950ACA84DA7632B07FE4D22B

    HKEY_CLASSES_ROOT\Installer\Products\A9DE3518A49CE6248908E576570CB826

    ResponderExcluir
  42. mesmo 01 ano apos, teu post eta mutio atual, obrigado --abril -2013

    ResponderExcluir
  43. eu estou com esse mesmo problema, deu certo a solução que você encontrou? obrigada

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde, Darlan! Se a sua máquina estiver livre de malwares (vírus), e bem provável que o registro do seu Windows esteja corrompido. O registro do Windows é extremamente bugado, portanto se ele estiver corrompido apenas uma reinstalação do sistema acabará com os seus problemas. Nesse caso, infelizmente não poderei ajudá-lo e peço desculpas por isso.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  45. Grato. Agora depois de ler esse TUTORIAL EXCELENTE, SIMPLES E DIDÁTICO, consegui, enfim instalar o I-TUNES.

    ResponderExcluir
  46. Infelizmente só funcionou em uma determinada situação, Luanna. Percebi que ela não é uma solução genérica e depende de vários outros fatores. Continuo procurando uma alternativa que funcione e caso a encontre eu repassarei para vocês.
    []'s

    ResponderExcluir
  47. Olá, Pedro! Algumas vezes, a única solução de resolver problemas no registro é formatando a máquina. Infelizmente o Windows tem dessas coisas. Tente acessar o registro iniciando o Windows no "Modo Seguro com Rede", pressionando a tecla F8 antes de inicializar o sistema. Repita o procedimento e veja se funciona.

    []'s

    ResponderExcluir
  48. E aí, Roberto! Agradeço os seus elogios e fico feliz que tenha funcionado para você! ;-)
    []'s

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde, Rennan! Se ele está dando o mesmo erro, é porque as permissões não estão sendo alteradas! Tente realizar os procedimentos descritos executando o Windows no "Modo Seguro com Rede".
    []'s

    ResponderExcluir
  50. Sensacional, parabéns, funcionou até mesmo eu sendo um usuário muito hostil de tecnologia.

    ResponderExcluir
  51. Será que vc podia me ajudar.
    Não tenho problemas nem pra desinstalar nem para instalar o iTunes.
    O meu problema é que ele não abre!!!!! Na verdade ele abre, carrega a interface e segundos depois fecha sozinho...
    Já desinstalei e instalei várias vezes, mas continua não abrindo.
    Alguma dica???

    ResponderExcluir
  52. Como faço para resolver o mesmo poblema no Mac !
    Me ajuda !!!!!!!

    ResponderExcluir
  53. Que bom, Carlos Eduardo! Tentei elaborar o tutorial de uma forma que pessoas sem conhecimento em informática pudessem seguí-lo sem problemas. Agradeço seu feedback! []'s

    ResponderExcluir
  54. Boa noite, Lígia! De vez em quando acontece isso com alguns programas, eles simplesmente fecham sozinhos. Se você estiver utilizando o S.O Windows, provavelmente o problema está relacionado à falta de atualizações no sistema. Veja se o MICROSOFT FRAMEWORK 4.0 está instalado em sua máquina (e atualizado) e verifique se o MICROSOFT VISUAL C++ instalado é a última versão disponível. ;-) []'s

    ResponderExcluir
  55. Boa noite, Jeyson. Cara, no caso do Mac eu não sei como te ajudar porque nunca passei por problema semelhante usando o Mac OS X. Provavelmente, no Mac é uma questão de permissão. Baixe o arquivo de instalação do iTunes, acesse a pasta de Downloads e abra o terminal. Digite o comando "sudo chmod 777 ". Tente executar o arquivo novamente e veja se agora você consegue instalar o iTunes.

    ResponderExcluir
  56. Obrigado pelo elogio e pelo feedback, Yves Santana! []'s

    ResponderExcluir
  57. Não tenho palavras para descrever a qualidade do seu post. Ajudou muitas pessoas e com certeza a mim também. Obrigado pelo respeito e carinho com que criou este post. Abraços .

    ResponderExcluir
  58. Vi seu tutorial mas ele não apresenta nada do meu problema da instalação do itunes64. O problema começou quando houve uma atualização do itunes há dois dias e os problemas começaram. Apresenta o erro de que o arquivo msvcr80-dll-not-found não é encontrado. Ja desinstalei duas vezes e instalei o mesmo numero de vezes, reinstalei o Microsoft C++2005 e nada. O iTunes simplesmente não funciona.

    ResponderExcluir
  59. amigo, fantastico sua solução obrigado

    ResponderExcluir