Ads 728x90

Últimas Notícias

Bomba.: VISA e MASTERCARD afirmam que dados de usuários podem ter vazado!

Divulgação
A grande maioria das pessoas (eu, inclusive) que possui cartões magnéticos, tanto de crédito quanto de débito, fazem uso das bandeiras VISA e MASTERCARD. Infelizmente tenho uma péssima notícia para dar, pois as empresas afirmaram no final do mês passado, mais precisamente no dia 30/03, que dados de seus clientes podem ter vazado e caído nas mãos de terceiros.

De acordo com o jornal britânico The Financial Times, uma falha de segurança encontrada no servidor de uma empresa responsável por processar pagamentos nos Estados Unidos, a Global Payments of Atlanta, foi explorada e a invasão a esse servidor pode ter ocasionado em um roubo massiço de dados de usuários. Segundo Brian Krebs, especialista em segurança da informação e digital, transações suspeitas já foram identificadas em cerca de 900 contas desde o ataque. Estima-se que o número de cartões comprometidos chegue a 60.000 e apesar de o ataque expor principalmente cartões norte-americanos, não descarta-se a possibilidade de vazamento de dados de pessoas que tenham feito compras no país, seja em lojas físicas ou pela internet.

A empresa Global Payments, considerada a sétima maior responsável pelo processamento de pagamentos eletrônicos nos EUA, deu uma declaração dizendo que a falha foi descoberta no início de março e que avisou o problema às autoridades responsáveis assim que ficou sabendo. "Identificamos acesso ilegal a uma porção de nosso sistema e estamos investigando. Notificamos todas as partes para que providências possam ser tomadas", afirmou - em nota - a Global Payments. Depois do anúncio, as ações da empresa caíram mais de 9%; com razão!

Portanto, se você é um usuário de cartões VISA e/ou MASTERCARD, e realizou compras nos EUA ou em sites norte-americanos nos últimos tempos, acompanhe suas faturas e verifique lançamentos ou compras suspeitos.


[Fonte: INFO Online]