Ads 728x90

Últimas Notícias

Bizarro.: TIM, você sem... aparelhos?

Já faz um tempo que eu tinha vontade de publicar este post, mas estava pensando se valeria a pena, ou não, trazer a história toda de volta à tona; tinha até desistido, mas logo após conversar com diversas pessoas próximas a mim eu descobri que valia a pena,sim, portanto lá vai!

Apesar da assessoria de imprensa da empresa de telefonia móvel TIM funcionar muito bem, ser extremamente eficaz e competente (parabenizo a assessora Emanoela Voltolini por isso), não é possível falar o mesmo da divisão de logística da empresa. Primeiro, problemas de distribuição com o Novo iPad, depois com o smartphone Samsung Galaxy S III.

Começarei este post relatando uma experiência própria. No dia do lançamento oficial do Novo iPad no Brasil, 11/05/2012, eu e minha namorada nos dirigimos a uma das lojas físicas - da TIM - responsáveis por realizarem a venda do tablet e ficamos esperando-a abrir (como todo bom geek faz em lançamentos de produtos super aguardados).

Ao entrar na loja oficial da TIM mais famosa do Distrito Federal, localizada no ParkShopping, dissemos a um atendente que gostaríamos de adquirir o Novo iPad e a resposta foi simplesmente desanimadora: "ainda não estamos vendendo o aparelho, onde você viu que ele já estaria disponível"? Logo em seguida, um outro atendente interrompeu seu colega de serviço e disse que eles já estavam vendendo sim, mas que ainda não tinham colocado os preços no sistema!

Já em atendimento (e com os preços oficiais que EU havia passado ao atendente), dissemos que queríamos três Novos iPads, dois de 32 GB e um de 16 GB, e o atendente nos informou que iria buscar os dispositivos no estoque da loja. Passados exatos 20 minutos, o funcionário da TIM voltou e disse que eles ainda não tinham recebido unidades da versão de 32 GB do Novo iPad. Foi quando perguntei: "Como assim? No dia do lançamento oficial do produto vocês não o tem em estoque?". Na hora eu pensei: será que a assessoria de imprensa da TIM está sabendo disso? Deixamos para lá e, um tanto quanto indignados, decidimos ir a uma outra loja. No meio do caminho, peguei o telefone, entrei em contato com a senhora Emanoela Voltolini e esta me informou que a loja na qual estávamos havia sim recebido unidades do modelo de 32 GB, ou seja, os atendentes não sabiam nem onde os dispositivos estavam! Foi aí, então, que pedi um favor para a assessora de imprensa: me falar em qual loja eu poderia encontrar todos os aparelhos que eu queria. Fui direcionado à loja TIM do shopping Patio Brasil e lá, sim, eu e minha namorada fomos super bem atendidos, inclusive como eu NUNCA havia sido em qualquer loja de telefonia móvel (até hoje só não tive conta na OI).

Passada essa experiência, exatamente um mês depois do Novo iPad ser lançado foi a vez do Galaxy S III chegar ao Brasil, mas nem tudo aconteceu do jeito que deveria. Mais uma vez, o setor de logística da TIM decepcionou e sem qualquer motivo adiou a chegada do aparelho em todo o país! Alguém deve ter feito alguma coisa muito errada, pois a Samsung foi enfática: dia 11/06 ele estará disponível nas lojas de TODAS as operadoras do Brasil. O maior atraso aconteceu no estado do DF, onde o aparelho só chegou UMA SEMANA depois do lançamento oficial dele em terras tupiniquins.

Resumindo, nota 10 para assessoria de imprensa, mas com relação à venda de aparelhos o que vemos é o despreparo dos atendentes, a falta de suporte das próprias lojas (leia, falta de treinamento) e os erros do setor de logística. A chegada do iPhone 5 não deve ocasionar problemas como esses, até porque sempre são realizados eventos de lançamento do smartphone da Apple, mas eu temo pelos principais concorrentes do iPhone (como o próximo Galaxy S e o LG Optimus G).

Você pode até achar que eu estou pegando no pé da TIM, mas há um sábio ditado que diz: contra FATOS não há argumentos.