Ads 468x60px

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Gamma Group desenvolve Spyware capaz de controlar iPhones!


A notícia não é recente, mas merece nossa atenção. Em agosto do ano passado, foi descoberto um Spyware desenvolvido pelo Gamma Group, grupo especializado em softwares de monitoramento, capaz de assumir o controle total de iPhones e outros smartphones, e de roubar informações pessoais do usuário.

Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, afirmam que o FinSpy - nome encontrado em diversos trechos do código do spyware - é capaz de analisar chamadas e dados de voz, mensagens de texto, emails e localização geográfica do dispositivo. Segundo os pesquisadores, o FinSpy pode, inclusive, ativar o microfone de um iPhone e gravar os sons captados por ele! Isso é, no mínimo, assustador, não acham?

O Gamma Group se pronunciou oficialmente a respeito da descoberta e afirmou que o FinSpy foi desenvolvido para uso exclusivo de agências do governo ou polícia norte-americanos (ah, agora ficou sussa). Ainda de acordo com o grupo, a intenção é que as referidas instituições sejam capazes de monitorar terroristas, criminosos os quaisquer pessoas que possam oferecer riscos à nação norte-americana (que pelo nível de paranoia deles isso deve significar qualquer ser humano do planeta).

A pesquisa não foi capaz de revelar como o spyware se infiltra no iOS, apenas que ele faz uso de links em mensagens de texto e emails para fazer o download do código malicioso. O jeito é sempre usar o bom senso e não responder a mensagens de remetentes desconhecidos ou clicar em links incorporados em tais mensagens. Mesmo vindo de um contato conhecido, é preciso verificar a veracidade dela (da mensagem), pois pode ser que o computador ou dispositivo utilizado por essa pessoa esteja infectado por um tipo de malware que envia spams a todos os contatos dela. Portanto, fique ligado!

Apesar do FinSpy ter sido desenvolvido para uso restrito de algumas instituições do governo norte-americano, eu fico pensando no que pode acontecer se ele cair em mãos erradas e a verdade é que SEMPRE há essa possibilidade.


[Fonte: MacMagazine]

Nenhum comentário:

Postar um comentário