Ads 728x90

Últimas Notícias

Google força a adesão ao Google+


O Google resolveu utilizar uma tática duvidosa: tornar obrigatório que seus usuários tenham conta na rede social Google+. Ao criar uma conta em qualquer serviço da empresa, como Gmail, YouTube etc, automaticamente é criada também uma conta na Google+.

Desde sua criação, a rede social Google+ não conseguiu agradar nem atingir um número expressivo de usuários. Assim, a empresa não conseguiu gerar os lucros desejados com anúncios.

Entenda: além da quantidade de usuários (parte óbvia), também se gera renda com anúncios ao combinar informações sobre preferências dos usuários, seus amigos, locais que visita, etc. e fornecer anúncios mais direcionados. Ou seja, tudo que o Facebook já tem e o Google visa alcançar.

A iniciativa de obrigar que seus usuários possuam conta na Google+ veio do chefão Larry Page.

[Fonte: The Wall Street Journal]


Opinião do autor:

Muito me preocupam as constantes iniciativas de monitorar, armazenar e compartilhar informações sobre seus usuários. Os termos de uso e políticas de privacidade são tão extensos que acredito que poucos tenham sequer lido algum desses textos. Por fim, vincular a criação de conta de usuário à obrigatoriedade de ter seus dados publicamente disponibilizados em um meio não desejado beira o ridículo.