Ads 468x60px

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Ubuntu terá versão para smartphones!


A Canonical, empresa desenvolvedora da famosa distribuição GNU/Linux Ubuntu, havia colocado um contador no site oficial ubuntu.com, cuja contagem regressiva encerrou-se ontem. Muito se especulava sobre o que seria anunciado e ontem um dos rumores se tornou oficial: será apresentada entre os dias 8 e 11 deste mês, na CES 2013, uma versão do Ubuntu para smartphones.



Há uma seção dedicada a apresentar o novo sistema e suas funcionalidades.
Interface do Ubuntu para smartphones. (Imagem: ubuntu.com)
A intenção da Canonical é melhorar a usabilidade dos smartphones com uma "interface mais imersiva, [pois] a tela é menos desorganizada". Um dos expoentes dessa "limpeza gráfica" é a existência do lançador de aplicativos já utilizado na interface Unity para desktops. Para exibi-lo, basta posicionar o dedo na aresta esquerda da tela e arrastá-lo para a direita.

Também será possível conectar o smartphone a dispositivos externos e utilizá-lo como um PC. Isso sem falar da integração natural que deve ocorrer com o próprio Ubuntu para desktop, gerando uma convergência similar à qual a Apple propõe com seus iGadgets/MacGadgets.

Utilizando um smartphone Ubuntu como PC. (Imagem: ubuntu.com)
O sistema é baseado no sistema operacional Android (que equipa aparelhos famosos como o Samsung Galaxy S3), mas utilizará aplicativos nativos, sem o uso da máquina virtual do Java, tornando-se um sistema mais leve, estável, e executável de forma mais satisfatória em smartphones básicos.

A previsão é de que os primeiros smartphones com Ubuntu cheguem ao mercado no início de 2014.

Confira o vídeo de apresentação do Ubuntu para smartphones:

Nenhum comentário:

Postar um comentário