Ubuntu terá versão para smartphones!
A Canonical, empresa desenvolvedora da famosa distribuição GNU/Linux Ubuntu, havia colocado um contador no site oficial ubuntu.com, cuja contagem regressiva encerrou-se ontem. Muito se especulava sobre o que seria anunciado e ontem um dos rumores se tornou oficial: será apresentada entre os dias 8 e 11 deste mês, na CES 2013, uma versão do Ubuntu para smartphones.
Há uma seção dedicada a apresentar o novo sistema e suas funcionalidades.
Interface do Ubuntu para smartphones. (Imagem: ubuntu.com) |
A intenção da Canonical é melhorar a usabilidade dos smartphones com uma "interface mais imersiva, [pois] a tela é menos desorganizada". Um dos expoentes dessa "limpeza gráfica" é a existência do lançador de aplicativos já utilizado na interface Unity para desktops. Para exibi-lo, basta posicionar o dedo na aresta esquerda da tela e arrastá-lo para a direita.
Também será possível conectar o smartphone a dispositivos externos e utilizá-lo como um PC. Isso sem falar da integração natural que deve ocorrer com o próprio Ubuntu para desktop, gerando uma convergência similar à qual a Apple propõe com seus iGadgets/MacGadgets.
Utilizando um smartphone Ubuntu como PC. (Imagem: ubuntu.com) |
O sistema é baseado no sistema operacional Android (que equipa aparelhos famosos como o Samsung Galaxy S3), mas utilizará aplicativos nativos, sem o uso da máquina virtual do Java, tornando-se um sistema mais leve, estável, e executável de forma mais satisfatória em smartphones básicos.
A previsão é de que os primeiros smartphones com Ubuntu cheguem ao mercado no início de 2014.
A previsão é de que os primeiros smartphones com Ubuntu cheguem ao mercado no início de 2014.
Confira o vídeo de apresentação do Ubuntu para smartphones: