Ads 728x90

Últimas Notícias

Gadgets.: Google vs Diabetes



Se você tem diabetes e faz parte daquele grupo de pessoas que precisa furar o dedo diversas vezes por dia para medir o nível de glicose, saiba que poderá dar descanso para a ponta de seus dedos. Não, não estamos falando em furar outros lugares do seu corpo, esta é mais uma iniciativa Google que vai fazer você chorar, ou quase...

Diabetes é uma condição que atinge mais de 5% da população do mundo e que pode ser bem desagradável. Como se não bastassem todas as complicações e riscos que esta condição pode causar, aqueles afetados pela doença ainda são submetidos a injeções de insulina e constantes agulhadas nos dedos para retirar uma mísera gotinha de sangue.

E desculpe, mas a pessoa dizer que já está acostumada não convence ninguém...

Ao longo dos anos, cientistas estudaram diversos outros fluidos do corpo humano na esperança de encontrar uma forma mais fácil de medir os níveis de glicose e descobriram que as lágrimas são uma ótima fonte de dados. O problema é que não são muito simples de obter. Assim surgiu o projeto Google "Smart Contact Lens" para criar lentes de contato na busca para sanar esta dificuldade de coleta.

Eles estão testando um protótipo que possui um microchip wireless (e bota "micro" nisso) e um sensor de glicose entre duas camadas de material flexível de lentes, o qual faz a leitura à cada segundo. Além disso, estão estudando a possibilidade de integrar um microLED que acenderia para indicar ao usuário se os níveis de glicose estão altos ou baixos demais.


É sempre bom ver a tecnologia trabalhando em prol das ciências relacionadas à saúde, ainda mais quando tal tecnologia visa melhorar a qualidade de vida de pessoas que portam algum tipo de problema ou deficiência. Pelo jeito, a moda dos wearable devices (dispositivos que podem ser vestidos) veio para ficar e não vai a lugar algum lugar.

Será que essa lente vai ser vendida em cores diferentes?


[Fonte: Google Official Blog]