Ads 728x90

Últimas Notícias

O eBay já está operando no Brasil, mas como ele funciona?


Já faz um tempo que o eBay anunciou o início de suas operações em território brasileiro, mas o seu "modus operandi" não foi muito bem explicado. Várias pessoas têm me perguntado a respeito da forma de funcionamento do eBay no Brasil e, por essa razão, decidi escrever este post para tentar sanar algumas das principais dúvidas apresentadas por vocês, leitores do blog.

Muitos de vocês provavelmente já comparam alguma coisa no eBay, seja por não ter encontrado o produto desejado aqui no Brasil seja pelo fato de ter encontrado algo que estava pensando em comprar aqui só que por um preço bem mais em conta. Esperar semanas até que sua compra chegasse não era problema, afinal de contas havia uma grande probabilidade do pacote não ser taxado pela receita federal na alfândega brasileira e isso diminuía o preço da mercadoria ainda mais!

Quando surgiu o anúncio de que o eBay finalmente incluiria o Brasil na lista de destinos mundiais de envio de mercadorias, muitos brasileiros pularam de alegria achando que seriam capazes de comprar produtos pelo site sem precisar pagar imposto ao nosso governo. Bom, esse é o primeiro ponto que vou esclarecer; vocês acham que, em um país onde se paga imposto até para respirar, o governo iria deixar uma potência do e-commerce mundial estabelecer uma base no país sem que ele ganhasse algo com isso? Pois é, meus amigos, de cara eu já digo: quase TUDO o que vocês forem comprar no eBay já contará com um valor adicional de "impostos e taxas", como vocês podem ver na imagem abaixo:


O eBay é tipo um Mercado Livre norte-americano/mundial? Sim, mas Mercado Livre é Mercado Livre e eBay é eBay, ou seja, um NUNCA substituirá o outro. Vários produtos vendidos no Mercado Livre poderão ser encontrado no eBay por um preço menor? Sim! Isso não pode acabar com as lojas que vendem tais produtos no Mercado Livre? Não, isso só fará com que a concorrência aumente e essas lojas diminuam suas margens de lucro, o que é excelente para o consumidor brasileiro! Assim como no Mercado Livre, só que ainda melhor, sua compra está protegida pelo programa de proteção ao comprador do próprio eBay, ou seja, se você não receber o seu produto no prazo estipulado, basta abrir um chamado explicando o ocorrido e eles fazem o estorno da compra em seu cartão de crédito ou conta no PayPal, simples assim.

Apesar de o valor dos produtos aparecer em reais (R$), as compras são tarifadas em dólar (US$) no cartão de crédito do comprador, o que significa dizer que o preço final pode variar de acordo o valor do câmbio registrado no dia do pagamento da fatura e bom lembrar que há a incidência de IOF (6,38 %) sobre toda e qualquer compra efetuada no site; algumas vezes, pode ser que não valha a pena adquirir o produto pelo eBay.

Esses foram os principais questionamentos que recebi a respeito de como o eBay está funcionando aqui no Brasil. Caso tenham alguma outra dúvida, comentem este post! ;-)