Ads 728x90

Últimas Notícias

Dica.: Aplicativos que não devem faltar em seu computador!


Muitas pessoas, sejam amigos ou colegas de amigos, me questionam sobre que softwares devem ser instalados no computador, para a realização de determinadas tarefas, e quais são os melhores dentre as opções existentes no mercado. Se você é um dos sortudos que recebeu uma máquina com tudo instalado e funcionando perfeitamente, como se ela tivesse vindo de um mundo mágico, parabéns, você faz parte dos 0,1% de usuários felizes que são contemplados com essa dádiva; agora, se você não se enquadra nesses 0,1%, ou seja, é uma pessoa normal, com certeza vai gostar das dicas que darei neste post. =D

Muitas vezes é difícil lembrar de todos os programas que instalamos em uma máquina a fim de resolver certos problemas ou adicionar certas funções ao sistema. Realmente, quando se compra uma máquina nova, seja um notebook ou um computador, muitos são os aplicativos que devem ser instalados nela para que ela se transforme naquela máquina anterior que rodava tudo o que se precisava, não é verdade? Por isso, neste post organizarei os programas em categorias e explicarei a função de cada um deles.

Motivação do post

Apesar de já ter ajudado (e ainda ajudar) muitas pessoas com a questão principal deste post, nunca pensei em escrever sobre isso. A principal motivação que tive para escrever este post veio de um amigo, que me enviou um email dizendo o quanto seria legal se eu criasse uma matéria dando as minhas indicações e que, com certeza, ajudaria muita gente. Dedico este post a você, Rubem de Paula (Rubinho), e agradeço o email que me enviaste. =D

Sem mais delongas e rasga-sedas, vamos às indicações. Disporei os softwares nas seguintes categorias: utilitários, "segurança, manutenção e limpeza", "Internet e Redes Sociais", "Produção de documentos", "Imagens e formas (edição e criação)" e Monitoramento.
OBS: Usuários de Linux podem instalar os programas através do "Gerenciador de pacotes" (Synaptic), da "Central de programas do Ubuntu" ou baixando os pacotes manualmente.

1. Utilitários

- Daemon Tools

Este programa serve para criar (emular) drives virtuais de CD/DVD, com isso o usuário pode abrir uma imagem (espelho) de um DVD diretamente no computador sem precisar gravá-lo em um uma mídia virgem (CD ou DVD virgem).

Muitas pessoas fazem cópias de segurança de seus DVDs de filmes ou CDs de músicas, as quais chamamos de imagens. O formato mais comum para arquivos de imagem é o .ISO e apenas programas específicos, como gravadores de CD/DVD ou descompactadores (Winrar, por exemplo), são capazes de abrí-los. O que o Daemon Tools faz é abrí-los como se eles fossem mídias normais que se coloca em um drive de CD/DVD.

- 7-Zip

É um compactador/descompactor open source (código aberto) de arquivos. Ele é capaz de abrir e compactar arquivos em vários formatos, principalmente o .ZIP.

- Winrar

Tem a mesma função do 7-Zip, mas é pago. No entanto, ele tem uma versão gratuita para teste.

- doPDF

Programa que permite transformar qualquer documento ou páginas da internet em arquivos .PDF. Ao instalá-lo na máquina, uma nova "impressora", chamada doPDF, aparecerá na lista de impressoras da caixa que se abre ao selecionar a opção "imprimir..." (CTRL + P). Selecione a "impressora" doPDF e mande imprimir; uma nova caixa irá se abrir perguntando onde o usuário deseja salvar o documento.

- CutePDF

Faz a mesma coisa que o doPDF.

- Adobe Reader

Este é o leitor de arquivos .PDF mais conhecido na internet.

- Dropbox

Serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos na "nuvem". Além de ele ser excelente para fazer backup de arquivos importantes, é ótimo para se ter acesso, de qualquer computador, a documentos que precisam ser alterados constantemente; resumindo, ao invés de levar estes arquivos, os quais precisam ser alterados constantemente, de um lado para outro utilizando pendrives, basta gravá-los na "nuvem" do Dropbox.

- Real Alternative

Pacote de CODECS necessários para rodar vídeos .RMVB, formato comumente utilizado em episódios de seriados. Para saber o que são CODECS, como instalá-los corretamente e como resolver alguns problemas relacionados a eles, acesse o nosso tutorial.


- K-lite Mega Codec Pack

Pacote de CODECS de áudio e vídeo mais completo disponível na internet. Justamente por ele possuir uma infinidade de CODECS, pode ser que ocorram alguns pequenos problemas na execução de alguns vídeos. Para saber como resolvê-los, acesse o nosso tutorial.

2. Segurança, manutenção e limpeza

1. Antivírus

Um dos principais problemas da informática, principalmente para quem usa o S.O Windows, é ter a máquina infectada por softwares maliciosos (vírus, malwares e spywares). Mesmo sabendo disso, muitas pessoas não utilizam softwares antivírus por não saberem qual deles instalar.

Realmente, escolher um software antivírus não é uma tarefa fácil. Versões gratuitas de antivírus pagos resolvem o problema de segurança, mas só enquanto elas estiverem ativadas e o período de teste estiver valendo. Softwares antivírus grátis? Esqueça, eles não resolvem. Piratear softwares antivírus? Nem pensar! Explorar uma falha de segurança em um software que deveria dar segurança é quase um paradoxo, não acha?

- Karpersky Internet Security (KIS)

Na minha opinião é o melhor antivírus disponível no mercado atualmente. Além de ele ser extremamente leve e eficiente, possui uma gigantesca base de dados contendo informações sobre uma infinidade de softwares maliciosos. Apesar do KIS custar quase o dobro do preço do KAV (Kaspersky Antivírus), vale muito mais a pena comprá-lo porque ele agrega o KAV, um Firewall próprio e um sistema de proteção ativo para tráfego de dados da internet.
  • Kaspersky Internet Security - Download

- McAfee Internet Security

Assim como o Kaspersky, o McAfee IS é um excelente software antivírus aliado a um Firewall próprio e um sistema de proteção ativo para tráfego de dados da internet. Ele não é tão leve quanto o KIS e sua interface não é tão intuitiva, mas faz bem o seu trabalho de proteção.

2. Limpeza e manutenção

O Windows possui um Registro que guarda informações de todos os programas que são instalados e de todos os arquivos que são salvos na máquina. A medida que programas são instalados, são criadas entradas no Registro do Windows, com diversas informações, que não são apagadas quando se desinstala tais programas. Com isso, o Registro vai se inflando de entradas desnecessárias e o sistema começa a ficar lento.

Existem programas específicos que fazem uma busca por entradas desnecessárias no Registro do Windows e as elimina, acabando com todo o "lixo" que o estiver inflando.

- MV RegClean

Um dos mais eficientes programas de limpeza do Registro do Windows. O melhor de tudo é que ele gratuito, portanto considere fazer uma doação para o desenvolvedor.

- Ccleaner

Executa o mesmo trabalho que o MV RegClean, mas é menos eficaz. Também é gratuito.

3. Internet e Redes Sociais

1. Navegadores

Independentemente do S.O, eu sempre instalo mais de dois navegadores diferentes na minha máquina. Além de gostar de ter opções, uns são mais rápidos que os outros em determinadas situações (restauração de muitas abas e vídeos do YouTube, por exemplo) e alguns serviços que rodam em um as vezes não rodam no outro (serviços de homebanking, por exemplo). Eu particularmente não gosto e não uso o Internet Explorer, mas isso vai de cada um.

Os navegadores que eu mais indico são o Google Chrome, Chromium (Linux ou Windows), Mozilla Firefox, Opera e Rockmelt. Uma das vantagens do Google Chrome e do Chromium é que eles são bem mais rápidos que os outros navegadores, no entanto algumas páginas podem ficar meio feias neles; já o Rockmelt é baseado no Chromium (assim como o Google Chrome) e tem total integração com o Facebook; o Opera está bem bonito e abre mais de 90% dos sites da internet sem desconfigurar; o Mozilla Firefox é mais seguro que o IE9 (qual navegador não é) e é compatível com a maoiria dos sites de homebanking.

Usuários de Linux só precisam instalar o Chromium, pois o Firefox já vem instalado e é o navegador padrão.

2. Ferramentas

- Adobe Flash Player

O Flash Player serve para rodar a grande maioria dos vídeos presentes em páginas da internet. O YouTube, por exemplo, necessita que seja instalada na máquina a versão mais recente do Flash Player.

- Java Runtime Environment (JRE)

O java JRE é utilizado para carregar animações e aplicações java para a internet (web) e é utilizado pelos navegadores. Sites de serviços homebanking como os do Banco do Brasil necessitam do Java para carregarem corretamente.

3. Ferramentas de redes sociais

- TweetDeck

É um aplicativo que permite gerenciar, ao mesmo tempo, diversas contas de redes sociais diferentes. Resumindo, ele é um cliente de redes sociais. É um dos clientes de Twitter e Facebook mais utilizados atualmente (inclusive por mim).

- Gwibber (Linux)

É um aplicativo que permite gerenciar, ao mesmo tempo, diversas contas de redes sociais e mensageiros instantâneos diferentes. Ele vem incorporado ao Ubuntu Linux e é excelente.


4. Produção de documentos

- Microsoft Office 2010

Muitos dos programas disponibilizados pela suite de escritório da Microsoft não são utilizados pelo fato das pessoas não saberem o que eles fazem. Se você quer algo funcional, instale apenas os programas Word, Excel, Powerpoint e Outlook (ao abrir o instalador, escolha a opção "Personalizado" e em seguida marque como "Não disponível" todos os recursos que não deseja instalar). Caso queira algo mais, instale também o OneNote: ótimo aplicativo para criar notas.

A versão 2010 recebeu muitas melhorias em relação à versão 2007, inclusive a opção de salvar um arquivo em .PDF. O principal problema do pacote de escritório da Microsoft é que ele é pago, e bem caro.

- LibreOffice (antigo BrOffice)

O LibreOffice 3 é a nova suite de escritório padrão de várias distros Linux, como por exemplo o Ubuntu. Ele possui versões tanto para Linux quanto para Windows e Mac OS X, e seus programas possuem quase os mesmos recursos dos principais programas da suite de escritório da Microsoft (Word, Excel, Powerpoint e Visio). Além de ser excelente, seus programas possuem uma interface mais intuitiva que a versão 2010 do Microsoft Office, se assemelhando à interface dos programas do Microsoft Office XP.

As principais vantagens do LibreOffice 3 são: poder salvar arquivos em .PDF, produzir documentos totalmente compatíveis com o Microsoft Office e ser de graça!

5. Imagens e formas (edição e criação)

- Adobe Photoshop

Acho que todos já sabem para que serve o Photoshop, não é mesmo? =D
É um excelente editor de imagens, mas é bem caro.

- Adobe Fireworks

Programa excelente para criar formas e desenhos vetorizados, além de fornecer uma vasta gama de efeitos e filtros; alguns inclusive podem ser compartilhados do Photoshop.

- Adobe Ilustrator

Excelente programa para criação de desenhos a mão livre ou não. Utilizando uma mesa digital para desenho, ele se torna uma ferramenta poderosa. É muito utilizado por desenhistas de personagens de filmes de animação.

- Gimp (Linux)

Faz as mesmas coisas que o Photoshop e ainda por cima é gratuito.

- Inkscape (Linux)

Faz quase as mesmas coisas que o Fireworks, no entanto é mais especializado na criação de formas vetorizadas que na aplicação de filtros. Também é gratuito.


6. Monitoramento

Não monitorar a temperatura da CPU e da GPU pode dar muita dor de cabeça. O superaquecimento desses dois processadores pode não só causar problemas de lentidão, reinicialização repentina da máquina e formação de imagens na tela, como também danificar outros componentes da máquina.

- CPU-Z

Além de fornecer várias informações sobre o processador (CPU) que equipa a máquina, ele também monitora sua temperatura em tempo real.

- GPU-Z

Além de fornecer várias informações sobre o processador (GPU) da placa de vídeo, ele também monitora sua temperatura em tempo real.


E aí, gostaram das dicas? Elas te ajudaram? Então clique nos botões "Curtir" e "+1", ali embaixo, e compartilhe este post, pode ser que outras pessoas também o achem útil! =D