Ads 728x90

Últimas Notícias

Microsoft apresenta o Windows Phone 8!


A Microsoft apresentou ontem, dia 20/06, a próxima versão do seu S.O móvel: o Windows Phone 8 (WP8). O anúncio foi feito em um evento fechado para a imprensa, onde a empresa apresentou várias novas funcionalidades do sistema, e fechou uma semana bem agitada para a gigante do Vale do Silício que anúncio o seu tablet, o Surface, na segunda-feira passada.

O WP8, assim como o Windows 8, será lançado ainda neste ano e promete uma grande integração com a nova versão do S.O da Microsoft para desktops e notebooks. A primeira grande novidade anunciada pela empresa foi o que ela chama de "núcleo compartilhado" e significa que tanto o Windows 8 quanto o WP8 darão suporte aos mesmos drivers, algo bastante interessante. Com essa compatibilidade, aplicativos criados para Windows 8 poderão ser facilmente portados para o WP8, ajudando muito a vida de desenvolvedores de aplicativos.

Outra novidade foi a adição de suporte a processadores multi-core e de telas com resoluções mais altas, até 720p. Haverá retrocompatibilidade de aplicativos e aqueles desenvolvidos para p WP7 rodarão perfeitamente no WP8 na mesma resolução para a qual foram desenvolvidos; o desenvolvedor pode escolher se quer adaptar o app para novas resoluções ou mantê-lo da forma que está.


O suporte a cartões de memória microSD foi melhorado e agora permitirá que os dispositivos equipados com WP8 sejam capazes de executar músicas e vídeos, abrir fotos e instalar aplicativos diretamente nos cartões de memória. O sistema também traz suporte à tecnologia NFC e terá um aplicativo nativo que funcionará como uma carteira virtual, assim como o Google Wallet, mas é importante lembrar que para tirar proveito dessa nova funcionalidade o smartphone precisar ser compatível com a tecnologia NFC.

Pelo visto a Microsoft quer que você utilize um smartphone com WP8 também como plataforma de jogos, pois o S.O ganhou suporte ao DirectX e contará com os mesmos drivers utilizados no Windows para computadores. Mais uma vez vemos a tal funcionalidade de "núcleo compatilhado" em ação, tornando a adaptação de jogos desenvolvidos para plataformas iOS, Android e PC, muito menos traumática.

O sistema de mapas do WP8 será desenvolvido pela Nokia e conta com sistema de navegação guiada (turn-by-turn) Todos os novos aparelhos equipados com a nova versão do WP contarão com o novo sistema de mapas, que atualmente só equipa (equipava) dispositivos da própria Nokia.


Para quem está preocupado com a segurança do sistema, assim como todos os usuários do S.O Windows, pode ficar um pouquinho mais relaxado, pois o WP8 contará com um sistema de boot seguro e encriptado (secure boot) e a já conhecida tecnologia BitLocker, que pode ser um problema para aqueles que não sabem usá-la, ou seja, 90% dos usuários comuns.

Abaixo segue um vídeo de demonstração do WP8:



As fabricantes de smartphones que serão equipados com o WP8 são: Nokia, Huawei, Samsung e HTC, e todas elas utilizarão hardware da Qualcomm. Segundo a Microsoft, as atualizações do sistema serão feitas via OTA (Over The Air) e a empresa as oferecerá para todos os aparelhos por, pelo menos, 18 meses.

Se você, por alguma razão, já possui um smartphone com o Windows Phone, eu tenho uma péssima notícia para você: seu aparelho NÃO receberá uma atualização para a nova versão do S.O móvel da Microsft. É isso mesmo, nenhum dispositivo Windows Phone já lançado será compatível com o Windows Phone 8.

Parabéns, Microsoft, você já possui uma fatia grande do mercado de telefonia móvel mesmo, não é? Para quê cultivar seus clientes, certo? #NOT
Bom, agora é esperar para ver se o Windows Phone 8 vai ser realmente essa coca-cola toda, porque até agora ele não mostrou para que veio ao mundo!


[Fonte: Olhar Digital, Redmond Pie]