Ads 728x90

Últimas Notícias

Tutorial.: Forçar upgrade para o Windows 10


Desde o dia 29 de julho vemos e ouvimos pessoas comentarem sobre a atualização para o Windows 10 tão esperada pelos mais entusiastas. Para você que não gosta de esperar, ensinamos aqui como forçar a atualização e acabar de vez com a espera interminável. 

É de senso comum que as novas versões do Windows costumam vir com diversos probleminhas que podem se tornar uma bela dor de cabeça conforme o uso e, obviamente, isso causa com que diversas pessoas esperem as atualizações ou até o primeiro Service Pack. Mas, pensando por outro lado, sem o uso das novas versões não seria possível identificar os problemas para corrigi-los nas próximas atualizações.


Há semanas apareceu um pequeno ícone do Windows ao lado do relógio do sistema. Quem o percebeu viu que poderia reservar a atualização do Windows e atualizá-lo gratuitamente após o dia 29 de julho. Após a reserva, é dito que quando a atualização estiver pronta para ser instalada você receberia um aviso. Sabemos que alguns geeks não suportam a espera e desejam atualizar o sistema o quanto antes então testamos alguns procedimentos que garantiram a atualização tanto no Windows 7 quanto no 8.1.

Passo 1, Registro:
Abra a tela Executar (atalho no teclado, botão Windows + R), digite regedit e pressione o enter para abrir o Registro do Windows.
Procure pela seguinte chave (como uma pasta):
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\WindowsUpdate\OSUpgrade
Dentro desta chave, caso não exista, clique com o botão direito e crie um novo valor DWORD (32 bits) com o nome AllowOSUpgrade e depois atribua o valor 1.
Passo 2, Limpeza do Windows Update:
- Novamente na tela Executar, digite services.msc e pressione o enter.
Na tela de serviços procure pelo Windows Update e pare o serviço com qualquer uma das 4 formas possíveis (botão de stop, atalho, botão direito ou abrir o serviço e clicar em parar).
- Com o serviço parado, abra o explorer e procure pela pasta C:\Windows\SoftwareDistribution (a letra C: pode variar de acordo com a instalação)
Dentro desta pasta há outras duas chamadas DataStore e Download que devem ser esvaziadas (NÃO excluídas). Exclua todos os arquivos de ambas as pastas mas mantenha as pastas lá.
- Volte outra vez na tela de serviços e Inicie o serviço Windows Update.
Passo 3, Windows Update
- Na tela de executar, abra um prompt de comando digitando cmd e pressionando o enter.
Digite mas NÃO execute ainda o comando wuauclt.exe /updatenow e mantenha a janela aberta.
- Abra normalmente o Windows Update e clique em Procurar atualizações (pode demorar um pouco) e enquanto isso execute o comando digitado no prompt (não espere um resultado imediato, mas pode ser necessário mais de uma tentativa).
Agora aguarde, se nada deu errado, assim que o Windows Update terminar de verificar as atualizações, possivelmente já oferecerá o upgrade para o Windows 10. Se não funcionar, tente novamente pois também obtivemos resultados falhos na primeira tentativa em alguns PCs.
A atualização tem mais de 2,6GB e pode demorar bastante dependendo da sua conexão.
Após o download, a Preparação também demora bastante e retorna duas telas solicitando sua interação para que aceite o contrato e depois para atualizar imediatamente ou adiar. Aceitar o upgrade imediato reiniciará imediatamente o computador e aí vem mais um chá de cadeira.

Após toda a espera você encontrará uma telinha de boas vindas que na verdade é a largada na busca de possíveis erros e problemas com o novo sistema. Recomendamos realizar um ciclo de Windows update imediatamente devido aos drivers.

Na tela do novo Windows Update existe uma aba chamada Recuperação que permite que, durante apenas 1 mês, seja realizado o downgrade, isto é, permite que você retorne à versão anterior do Windows caso a experiência não seja muito boa para você.
Dentre as mudanças mais imediatamente perceptíveis podemos citar o menu iniciar que mistura o padrão antigo com o padrão tablet de tiles do Windows 8 e o novo browser Microsoft Edge que substitui o Internet Explorer que tanto adoramos odiar.

Esperamos que tenham gostado do tutorial e que tenham uma boa experiência com o novo sistema. E aí, vai atualizar ou esperar?