Ads 728x90

Últimas Notícias

Jogos.: "Marvel Torneio de Campeões", um jogo pra lá de viciante!


Há alguns meses, assisti a um trailer do jogo Marvel: Torneio de Campeões e resolvi dar uma chance a ele. Naquele momento, eu baixei o jogo mais por conta dos gráficos, que são muito bons realmente, do que pela jogabilidade em si, pois foi o que me chamou a atenção de fato! Os heróis são muito bem feitos e os cenários bem detalhados, mas a medida que fui jogando, conseguindo mais heróis e os evoluindo, eu percebi que o jogo não se resumia apenas aos seus belos gráficos, mas também à sua dinâmica relativamente complexa.

Bom, pra começar, o jogo é gratuito e tem todo aquele sistema de compra dentro do aplicativo (in-app purchase) para quem é mais apressado e pretende evoluir de forma mais rápida no jogo, mas não existe conteúdo exclusivo ou diferenciado: a experiência do jogo é completa para qualquer jogador. É um jogo relativamente pesado, até pela complexidade de sua engine e pelos belos gráficos, portanto é bem provável que ele não seja capaz de proporcionar a mesma experiência em aparelhos mais simples visto que ele não rodará com a mesma fluidez.

Enfim, vamos falar um pouco sobre a jogabilidade. Em um primeiro momento, a pessoa pode até achar que a dinâmica do jogo é similar a do Mortal Kombat X, mas logo percebe que se enganou feio. Em primeiro lugar, os lutadores/heróis não ficam parados como no Mortal Kombat X, esperando por ataques que serão defendidos ou não, é possível movimentá-los para frente e para trás exigindo muito mais habilidade do jogador (para esquivar de um ataque ou realizar uma nova investida).
Outra diferença é que, apesar de o jogador montar seus grupos de heróis para participar de missões ou duelos, não há a intervenção dos outros heróis durante uma luta que já começou, ou seja, não é possível alternar os heróis durante uma luta. No entanto, o jogador pode iniciar uma nova luta, com outro herói, contra um inimigo que derrotou um de seus heróis, sendo que o "life" do inimigo permanece o mesmo de quando a luta anterior terminou (não regenera).

Modos de luta

Tela de seleção de modos de jogo
Como eu falei anteriormente, o jogo tem uma dinâmica bem complexa e vários modos de luta. O jogador pode escolher entre:
  1. Missões de Estória, onde o "Colecionador" fala sobre o torneio;
  2. Missões Diárias, que concedem recompensas específicas;
  3. Missões de Aliança, caso o jogador participe de uma aliança formada por outros jogadores;
  4. Guerras de Aliança, caso a aliança a qual o jogador faça parte tenha iniciado uma guerra contra outra aliança;
  5. Arena Versus, na qual o jogador pode duelar contra heróis de outros jogadores em batalhas 3 x 3 (melhor de três);
  6. Duelos individuais, onde o jogador pode duelar contra o herói mais forte de um outro jogador ao clicar na foto do perfil desse.
Cada modo de luta concede recompensas diferentes e, no caso das missões e da guerra, exclusivas caso o jogador decida explorar o mapa 100%!
No caso das missões e da guerra, o jogador navegará por um mapa de pontos, nos quais ficam os inimigos, e linhas tracejadas (que se tornam contínuas caso o jogador já tenha passado por aquele caminho). É preciso ficar atento e visualizar bem o caminho que quer seguir, pois pode ser que heróis muito mais fortes que os utilizados para realizar a missão cruzem o seu caminho.

Um dos mapas de missão de Aliança

Alguns recursos
  1. Variedade de chats
      • Global, onde todos podem falar com todos;
      • Aliança, o qual apenas membros de uma aliança têm acesso;
      • Missão, onde apenas membros de uma aliança que estão participando de uma Missão de Aliança podem conversar;
      • Guerra, onde apenas membros de uma aliança que estão participando de uma Guerra de Aliança podem conversar.
  2. Várias lojas

    Para entender como as lojas funcionam, é preciso saber quais são as moedas de troca utilizadas no jogo para a compra de itens etc. A moeda mais comum é a Unidade, depois a ficha de Lealdade e, por último, dinheiro de verdade. As Unidades podem ser adquiridas ao se completar missões, abrir cristais (falarei sobre os cristais mais pra frente) e atingir metas da Arena Versus; já as fichas de Lealdade podem ser adquiridas ao ajudar jogadores de uma aliança quando eles enviam pedidos de ajuda (a um limite de 1000 fichas no período de 24 horas), ao abrir cristais de aliança (que podem ser obtidos ao concluir missões e guerras de aliança) e ao concluir missões e guerras de aliança. Ou seja, fichas de Lealdade só podem ser obtidas por aqueles que fazem parte de uma aliança.
    Com isso, temos três lojas no jogo: a que você gasta Unidades, a que você gasta Lealdade e a que você gasta dinheiro real.
  3. Melhorias do Recrutador (jogador)

    Existem três árvores de proficiências (habilidades) que o jogador pode e deve aperfeiçoar: ataque, defesa e utilidade. Todas as habilidades liberadas têm efeito tanto nos status dos heróis do jogador quanto nos valores de suas avaliações, portanto uma boa configuração das árvores de proficiências podem deixar os heróis de um jogador imbatíveis.
  4. Cristais

    Os cristais podem conter heróis, poções de life e reviver, pedras de proficiência, amplificadores temporários de life e ataque, entre outras coisas. Os cristais de heróis são específicos e divididos em algumas categorias: cristais de herói de 2, 3, 4 ou 5 estrelas. Eventualmente, é possível encontrar heróis de até 3 estrelas em cristais diários, mas a probabilidade é extremamente baixo. Existem, também, os cristais de herói premium, que fornecem heróis de 2 a 4 estrelas, e cristais promocionais que possuem uma maior probabilidade de um determinado heróis ser encontrado.

    É possível obter cristais acumulando fragmentos de cristais, explorando completamente missões, concluindo missões e guerras de aliança, ficando bem posicionado na Arena Versus, trocando fichas de arena (obtidas a partir de vitórias na arena, missões e guerras de aliança), trocando fichas de lealdade e de outras formas.
Chats disponíveis em destaque
Loja na qual se gasta unidades
Loja onde se gasta fichas de Lealdade
Loja na qual se gasta dinheiro real (dólares - US$)
Árvore de proficiências de ataque
Árvore de proficiências de defesa
Árvore de proficiências de utilidade

Pontos negativos

Uma coisa que me irrita profundamente nesse jogo é a energia (representada por um raio amarelo localizado na parte superior das screenshots acima). Algumas missões consomem uma energia descomunal e o tempo de recuperação é extremamente alto! Nas Missões e Guerras de Aliança, por exemplo, cada energia demora 1 (uma) hora para regenerar, algo pra lá de irritante! Sabemos que a Kabam, empresa desenvolvedora do jogo, faz isso para que o jogador compre refis de energia e gaste unidades ou dinheiro, o que torna a questão ainda mais irritante!

Outro problema do jogo está na reestruturação dos mapas de guerra. A Kabam fez uma sacanagem (não existe outro termo) na última atualização e colocou bônus locais, nos pontos onde são posicionados os heróis, tão absurdos que é quase impossível chegar no chefe final, isso quando a aliança não é aniquilada já no primeiro pedaço do mapa. Com certeza a Kabam fez isso depois de ver que as alianças estavam ganhando as recompensas máximas de exploração (quanto mais caminhos pontilhados andar, mais explorado o mapa será) com uma frequência muito mais alta do que ela esperava, tornando a guerra quase impossível com a finalidade de diminuir as recompensas conquistadas no fim das guerras.


Ainda existem outros pontos a serem considerados no jogo, pois, como eu disse, ele possui uma dinâmica relativamente complexa, mas o post ficaria muito extenso. Portanto, o resto vocês vão ter que descobrir sozinhos, jogando o jogo.

Então, o que está esperando? Faz o download aí! xD